quinta-feira, 21 de maio de 2015

Prédios Históricos de Pelotas

Um dos principais atrativos de Pelotas é a arquitetura dos prédios da região central da cidade. E os destaques do seu Centro Histórico são a Catedral São Francisco de Paula, a Igreja Cabeluda e o Teatro Guarany.

Castelo Simões Lopes, em Pelotas
Castelo Simões Lopes


De Santa Vitória a Pelotas
Deixei Santa Vitória do Palmar às 7h45. Cheguei a Pelotas pouco após as 10h. Com um mapa que havia conseguido no Centro de Informações de Rio Grande, já havia elaborado um roteiro. Foi só seguir o trajeto planejado.

Catedral São Francisco de Paula, Pelotas
Catedral São Francisco de Paula, Pelotas


Castelo Simões Lopes
Comecei pelo Castelo Simões Lopes, logo na entrada da cidade. É uma bela construção, mas que se está abandonada. Um dos poucos prédios históricos que se encontra nesse estado dentre as atrações turísticas de Pelotas.

Vitral na Catedral de Pelotas
Vitral na Catedral de Pelotas.

Seguindo o planejado, estacionei o carro próximo à esquina da Rua Uruguai com a Rua General Osório. Eu esperava encontrar mais facilmente uma vaga ali do que no Centro Histórico. Consegui sob a sombra de uma árvore.


Instituto e Igreja Cabeluda
Prossegui a pé, passando em frente à Beneficência Portuguesa. Segui pela General Osório. Até a Rua Dom Pedro II. Virei à direita e caminhei até a XV de Novembro. E nessa região passei pelo Instituto Simões Lopes Neto.

Altar da Catedral de Pelotas
Altar da Catedral de Pelotas.

Depois passei em frente à Catedral Anglicana do Redentor. Repleta de vegetação na sua fachada, esta catedral é conhecida como Igreja Cabeluda. Quando passei ali, a Igreja Cabeluda estava com as portas fechadas.

Catedral Anglicana: a Igreja Cabeluda
Catedral Anglicana: a Igreja Cabeluda.


Teatro Guarany e Escola de Agronomia
Segui, então, para o Teatro Guarany, uma das atrações mais tradicionais de Pelotas. E um dos locais mais queridos pelos pelotenses. Por isso, eu fiquei espantado com estado em que o Teatro Guarany se encontra...

Teatro Guarani, em Pelotas
Teatro Guarani, em Pelotas.

Passei a explorar as construções em torno da Praça Coronel Pedro Osório. Ao seu redor estão alguns dos principais atrativos do Centro Histórico. E na sequência, passei em frente à Escola de Agronomia.

Antiga Escola de Agronomia, em Pelotas
Antiga Escola de Agronomia.


Centro de Integração do Mercosul
A Antiga Escola de Agronomia fica em frente ao Mercado Público. Ao lado da escola, cruzando-se a Rua Andrade Neves, fica o Centro de Integração do Mercosul. Perto dali, fica também o Antigo Banco Pelotense.

Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas
Centro de Integração do Mercosul.


Santa Casa e Catedral de Pelotas
Caminhei um pouco mais para encontrar o Clube Comercial. Segui pela Rua General Neto até o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. Passei mais de hora contemplando as obras. Segui para a Santa Casa e a Caixa d’Água.

Santa Casa de Pelotas
Santa Casa de Pelotas.

Finalizei a caminhada pelo centro de Pelotas passando na Catedral São Francisco de Paula. Chama a atenção a bela cúpula e os lindos vitrais, dispostos nas paredes do templo. Um templo à altura desta bela cidade.

O relato segue com...
Prédios da Praça Pedro Osório

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design