sábado, 4 de abril de 2015

Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Tavares

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe foi criado, em 1986, para preservar amostras representativas dos ecossistemas costeiros. Com 34.400 hectares, o parque possui 62 km de extensão e 6 km de largura, em média.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Tavares
Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Tavares

O parque fica nos municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte. O local é a última região do Rio Grande do Sul em que predomina a restinga litorânea. Neste tipo de vegetação, há arbustos e árvores como a figueira.

A administração do parque é feita pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). No parque, são desenvolvidos trabalhos com entidades internacionais, tal como a World Wildlife Foundation (WWF) e com universidades brasileiras.

Piru-piru no Parque da Lagoa do Peixe
Piru-piru no Parque da Lagoa do Peixe


Animais no Parque da Lagoa do Peixe 
O parque é formado pela Lagoa do Peixe e pela área em seu entorno, com planície costeira, banhados, restingas, mata nativa e dunas. É considerado um dos mais importantes refúgios de aves migratórias da América do Sul.

O parque abriga 181 espécies de aves. Abriga, ainda, mamíferos como a capivara e o tamanduá. E o jacaré-de-papo-amarelo, ameaçado de extinção. A pesca é proibida na área do parque. Também não é permitido acampar.

Biguás na Barra da Lagoa do Peixe
Biguás na Barra da Lagoa do Peixe

Funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h.

Veja também...
Aves e Pescadores na Lagoa do Peixe
Farol da Solidão e Praia do Rincão
Flamingos na Barra da Lagoa do Peixe
Fotos de Aves na Lagoa do Peixe

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design