quarta-feira, 29 de abril de 2015

Museu Oceanográfico e Museu Antártico de Rio Grande

O Museu Oceanográfico de Rio Grande é considerado um dos principais do gênero, no Brasil. Junto a ele funciona o Museu Antártico. Ele descreve o continente gelado e registra as expedições brasileiras.

Réplica da Estação Comandante Ferraz, Museu Antártico de Rio Grande
Réplica da Estação Comandante Ferraz.

Continuação de...
Centro Histórico de Rio Grande


Museu Antártico
Iniciei a visita pelo Museu Antártico. O acervo está disposto em contêineres verdes. É uma representação muito aproximada a Estação Antártica Brasileira “Comandante Ferraz”, quando foi inaugurada, em 1983.

O primeiro contêiner descreve a origem da Antártida. A visão dos antigos mapas. A formação geológica e o clima. O oceano que a banha. Os outros contêineres falam sobre os animais que habitam a Antártida.

Veículo para locomoção na Antártida, Museu Antártico de Rio Grande
Veículo para locomoção na Antártida.

Há ainda um contêiner registrando um histórico de expedições. Desde os pioneiros, até a chegada brasileira à Antártida, em 1983. Primeiro, através de navios. Depois, com aviões e helicópteros da Marinha.


Museu Oceanográfico
Trata-se de um museu extremamente didático. Mas que peca por não reunir no acervo animais vivos, como o Ceclimar, no Imbé. O espaço físico é bem menor que o do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul.

Cabeça de Baleia Orca no Museu Oceanográfico de Rio Grande
Cabeça de Baleia Orca no Museu Oceanográfico

O Museu Oceanográfico descreve a origem dos oceanos. Mostra porque vivemos no “planeta água”. E ilustra o relevo do oceano nas regiões sul, sudeste e central da Brasil. As ilhas são pontas de montanhas submersas!

A exposição segue com o acervo de ostras e conchas raras. Repare na Pia de Água Benta, um molusco bivalvo gigante, com 1,3 metros. A próxima sala traz a evolução das cianobactérias até os mamíferos marinhos.

Pia de Água Benta: o molusco bivalvo gigante, no Museu Oceanográfico de Rio Grande
Pia de Água Benta: o molusco bivalvo gigante.


Museu da Ilha da Pólvora
Atrás do Museu Oceanográfico, fica o Centro de Recuperação de Animais. Já o Museu da Ilha da Pólvora só funciona sexta, sábado e domingo. Como visitei o local em uma quarta-feira, não pude conhecer a ilha. 

Museu da Ilha da Pólvora, em Rio Grande
Museu da Ilha da Pólvora, em Rio Grande.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design