domingo, 5 de abril de 2015

Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul

A Lagoa dos Patos é a segunda maior da América do Sul. Só é menor que o Lago Maracaibo, na Venezuela. Tem mais de 10 mil km², com 265 km de comprimento, 80 km de largura e uma profundidade média de 7 metros.

Lagoa dos Patos, em Tavares
Lagoa dos Patos, em Tavares

A Lagoa dos Patos é conhecida como Mar de Dentro.


Lagoa com Margens Distintas
As margens da Lagoa dos Patos são bem distintas. A do lado oeste abriga calmos balneários, muito procurados no verão. O lado leste é selvagem e de difícil acesso. Neste lado, ficam os municípios de Tavares e Mostardas.

O Farol Cristóvão Pereira fica junto à margem da Lagoa dos Patos, no município de Tavares.
O Farol Cristóvão Pereira fica junto à margem
da Lagoa dos Patos, no município de Tavares.

A Lagoa dos Patos comunica o porto de Porto Alegre e o Oceano Atlântico. No período de seca, as águas se tornam salgadas. Pois o mar a invade a partir de Rio Grande, chegando até a altura de São Lourenço do Sul.


Índios Patos e Ecossistema da Lagoa
O nome da lagoa é uma referência à tribo de índios Patos que habitavam a região. Os resquícios das antigas tribos indígenas podem ser observados nos sambaquis, à margem da Lagoa dos Patos.

A Lagoa dos Patos é um importante ecossistema de criação e reprodução de peixes. O mais importante da região sul do país. É possível avistar aves e pequenos animais da fauna local no entorno da lagoa.

Veja também...
Farol Cristóvão Pereira e Lagoa dos Patos
Farol do Capão da Marca e Lagoa dos Patos
Pescador na Lagoa dos Patos, em Tavares

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design