sábado, 4 de abril de 2015

Lagoa do Peixe, Tavares

A Lagoa do Peixe possui 35 km de comprimento e 1,5 km de largura. E fica numa planície costeira arenosa, entre a Lagoa dos Patos e o Atlântico. Suas águas são salobras, limpas e rasas, com profundidade de 10 a 60 cm.

O maçarico-branco viaja 20 mil km em um mês
O maçarico-branco viaja 20 mil km em um mês
  
A Lagoa do Peixe, situada no município de Tavares, vem recebendo atenção internacional cada vez maior. Afinal, é considerada uma das áreas mais importantes para abrigo de aves migratórias na América do Sul.

Lagoa do Peixe, no município de Tavares
Lagoa do Peixe, no município de Tavares


Observação de Aves
Na maré alta e nos dias de vento sul, a água do mar invade a lagoa. E traz moluscos e algas. Quando as águas baixam, principalmente da primavera ao início do verão, as aves conseguem capturar moluscos com facilidade.

Garças no Parque da Lagoa do Peixe
Garças no Parque da Lagoa do Peixe

O ambiente da Lagoa do Peixe é favorável à observação de aves, por ser plano e sem a interferência de visualização. As melhores épocas para se observar as aves são de março a maio e em outubro e novembro.


As Aves Migratórias
A mais fascinante ave migratória do Hemisfério Sul é o flamingo. Com o início do inverno, ele deixa o Chile e a Patagônia, em direção à Lagoa do Peixe. O período mais favorável para observá-lo é de agosto a dezembro.

Flamingos na Barra da Lagoa do Peixe
Flamingos na Barra da Lagoa do Peixe

Já o maçarico-branco deixa a lagoa em maio e voa até a costa americana. E ali, faz um descanso antes de seguir para o Pólo Norte. O trajeto tem 20 mil km ao todo. E é percorrido em apenas um mês.

Veja também...
Aves e Pescadores na Lagoa do Peixe
Farol da Solidão e Praia do Rincão
Flamingos na Barra da Lagoa do Peixe
Fotos de Aves na Lagoa do Peixe

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design