sexta-feira, 10 de abril de 2015

O Farol Cristóvão Pereira e A Lagoa dos Patos, em Mostardas e Tavares

O Farol Cristóvão Pereira, pertencente a Mostardas, fica junto à Lagoa dos Patos. E talvez seja o mais belo da região. Na véspera, havia tentado chegar lá. Desisti, pois o nível da água em outubro ainda é alto.

Farol Cristóvão Pereira, Mostardas
Farol Cristóvão Pereira, Mostardas

   
Passeio de Land Rover
À noite, no Hotel Parque da Lagoa, combinei um passeio de Land Rover para o farol e a Lagoa dos Patos. Sairíamos às 8h do dia seguinte. Retornaríamos por volta das 11h30. À tarde, visitaríamos a Lagoa do Peixe.

Felipe, biólogo e cinegrafista de Porto Alegre, também estava interessado em fazer algumas imagens da Lagoa dos Patos. Assim, o Batista levou-nos até lá, passando, no caminho, pelo distrito de Rincão.

Farol Cristóvão Pereira, em Tavares: vista a partir das Dunas do Rincão. Ao fundo, a Lagoa dos Patos e, em primeiro plano, uma plantação de Pinus.
Farol Cristóvão Pereira visto das Dunas do
Rincão. Ao fundo, a Lagoa dos Patos e, em
primeiro plano, uma plantação de Pinus.
 


Acesso ao Farol Cristóvão Pereira
Do alto de uma duna, no Rincão, avistamos o Farol Cristóvão Pereira e a Lagoa dos Patos. Uma mata de Pinus separava as dunas da lagoa. Era uma prévia daquilo que veríamos a poucos metros em alguns minutos.

Fiz bem em ter desistido da abordagem na véspera. Em vários momentos, o Batista teve de passar por dentro da Lagoa dos Patos ou banhados juntos à margem. Isto seria impraticável com um carro passeio.

Farol Cristóvão Pereira, em Tavares: fica junto à Lagoa dos Patos
Farol Cristóvão Pereira junto à Lagoa dos Patos


Farol Cristóvão Pereira
O Farol Cristóvão Pereira, a meu ver, é o mais belo da região. Ele fica numa área em que a lagoa avançou, sendo necessário cercá-lo de pedras. Isso evitou que ele acabasse dentro d’água. E fez dele uma ilha.

Sua construção também foge do formato cilíndrico convencional. O Farol Cristóvão Pereira tem quatro lados, lembrando mais um edifício. E o ápice estreita-se quando comparado à base da construção.

Farol Cristóvão Pereira, em Tavares: formato quadrangular
Farol Cristóvão Pereira: formato quadrangular.



Lagoa dos Patos
Deixamos o farol e retornamos por um trecho de estrada de terra. Havia locais que não havia como atravessar mesmo com a Land Rover. Um pouco mais à frente, nós voltamos a seguir à margem da lagoa.


Capela de Santo Antônio
Paramos num ponto, já em Tavares, para fotografar. Dali, nós retornamos para o centro de Tavares. Passei pela Capela de Santo Antônio e retornei para o hotel. À tarde eu seguiria explorando a Lagoa do Peixe.

Capela de Santo Antônio, Centro de Tavares
Capela de Santo Antônio, Centro de Tavares.

O relato segue com...

2 comentários:

Grupo Real Sul - San Andreas (Fictício) disse...

Correção: Farol Cristóvão Pereira pertence ao município de Mostardas. Assim, como também, o distro do Rincão. Abraços e parabéns pelas fotos.

Leonardo Brocker disse...

Olá,
Obrigado pela correção.
Atualizei os textos.
Abraço

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design