segunda-feira, 27 de abril de 2015

Centro Histórico da Cidade de Rio Grande

Fundada em 1737, a cidade de Rio Grande é a mais antiga do Rio Grande do Sul. E talvez por isso, esperasse um pouco mais de seu Centro Histórico. O que encontrei foram prédios mal conservados. Alguns interditados...

Molhes de Rio Grande, no Museu do Porto
Molhes de Rio Grande, no Museu do Porto
  
Continuação de...
Molhes de Rio Grande e Praia do Cassino


Iniciei a caminhada passando em frente ao Centro Municipal de Cultura. Este belo prédio encontra-se fechado. E com cadeados nas portas. Segui para o Porto Velho, onde fiquei com uma melhor impressão.

Locomóvel no Museu do Porto de Rio Grande
Locomóvel no Museu do Porto.

Os antigos armazéns do cais de Rio Grande abrigam o Museu Náutico, o SEBRAE e o Museu do Porto. Visitei o último, que registra a história do porto de Rio Grande. O local reúne fotos, maquetes e maquinários.

Pintura do prédio da Biblioteca Riograndense
Pintura do prédio da Biblioteca Riograndense.

Poucos metros à frente, fica o antigo prédio da Alfândega. O prédio abriga o Museu Histórico da Cidade de Rio Grande. Quando passei por ali, o museu estava fechado, com previsão de abrir em alguns dias.

Luís de Camões, na Biblioteca de Rio Grande
Luís de Camões, na Biblioteca

O belo prédio da Biblioteca Riograndense merecia reparos. Seja na fachada, seja no interior. O mesmo pode ser dito do prédio do Antigo Quartel General de Rio Grande, localizado na esquina oposta.

Catedral de São Pedro, no centro de Rio Grande
Catedral de São Pedro, no centro de Rio Grande

Segui para a Praça Tamandaré. Nela, estão enterrados os restos mortais de Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Passei depois pela Catedral de São Pedro, cujos sinos badalavam às 16h.

O relato segue com...
Museu Oceanográfico e Antártico de Rio Grande 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design