sexta-feira, 20 de março de 2015

Prainha e Praia de Cima da Pinheira: O Vale da Utopia de Palhoça

A Prainha, localizada em Palhoça, é separada da Guarda do Embaú pelo Morro da Pedra do Urubu. Seguindo-se a partir dela, ao norte, você irá passar pelo Vale da Utopia, até chegar à Praia de Cima da Pinheira.

Prainha: a praia mais bela de Palhoça
Prainha: a praia mais bela de Palhoça

Continuação de...
Guarda do Embaú e Pedra do Urubu


Trilha da Prainha
A Trilha da Prainha parte do mesmo ponto que a trilha para a Pedra do Urubu. Para a Prainha, você deve seguir a trilha da direita. Para a Pedra do Urubu, você deve ir pela trilha da esquerda, morro acima.

A trilha até a Prainha é curta. Após poucos metros de caminhada, você irá deixar a mata, passando a andar em areia de praia. Neste ponto, no alto de um morro, você já avistará o mar. Dali até a praia são alguns metros.

Trilha até a Prainha, em Palhoça
Trilha até a Prainha, em Palhoça.

Na Prainha, a caminhada segue pela areia da praia. Até que você chega às pedras. Neste ponto, você deverá seguir morro acima. E lá do alto do morro, você terá uma melhor visão da Prainha.


Vale da Utopia
O Vale da Utopia é considerado o trecho mais belo da trilha. E para chegar lá, você deve seguir a trilha pela encosta do morro. Como a trilha bifurcou e depois ficou apagada, retornei e segui por outra.

Pássaro contemplativo na Prainha, em Palhoça
Pássaro contemplativo na Prainha.

Com isso, acabei perdendo o melhor da trilha: o Vale da Utopia e a Praia do Maço. A trilha que segui passa pelo meio do morro. É uma estrada em meio a um grande gramado, onde só via grama e vacas.

Acabei saindo direto na Praia de Cima da Pinheira. Lá perguntei para três pessoas o caminho a seguir para chegar à Praia do Maço e retornar pelo Vale da Utopia. Fiz duas tentativas. Em nenhuma delas obtive êxito.

Prainha, em Palhoça: a vista mais bela do dia
Prainha: a vista mais bela do dia!

Dia Repleto de Problemas
Aquele dia foi, realmente, repleto de problemas. Não diria que seria um dia para se esquecer. Porém, foi um dia em que quase tudo deu errado... Faço abaixo uma pequena lista do que deu errado naquele dia...

1. Itaú fechado em Florianópolis: estava com apenas R$ 32,00 na carteira. Circulei 1h por Florianópolis sem encontrar um caixa eletrônico aberto.

2. Sol contra a lente, prejudicando as fotos do Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.

Fila de caminhões parados em Laguna
Fila de caminhões parados em Laguna.

3. Peguei trilha para o lado errado na trilha para a Pedra do Urubu.

4. Cortei perna E em um tronco de árvore na trilha para a Pedra do Urubu.

5. Escorreguei e caí na descida do barranco na Prainha.

6. Errei a trilha que segue para o Vale da Utopia. Procurei três vezes o caminho certo e não encontrei o local. Cheguei a um campo, à beira de um precipício, sendo observado por uma dezena de vacas.

7. Durante a trilha da Prainha o céu nublou, prejudicando as fotos. Quando estava na Praia de Cima, chegou a garoar.

Trânsito parado em Laguna
Trânsito parado em Laguna.

8. Trânsito trancado em Laguna: no retorno da Guarda do Embaú para Porto Alegre, fiquei trancado em Laguna por 2h10. Deu até para fazer a barba...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design