sábado, 7 de março de 2015

30 Anos de "We Are the World" [1985 - 2015]

"We Are the World" é uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, e produzida por Quincy Jones and Michael Omartian. Foi gravada pelo grupo USA for Africa e lançada em 07 de março de 1985.

30 Anos de "We Are the World": A Capa do Single
30 Anos de "We Are the World".
  
"We Are the World" vendeu mais de 20 milhões de cópias. É um dos poucos singles que venderam mais de 10 milhões de cópias em todos os tempos. E foi o single pop mais rapidamente vendido da história dos EUA.


A Ideia de Harry Belafonte 
Harry Belafonte assistiu a um documentário sobre um médico australiano na Etiópia. Ele cuidava da inanição de uma criança, cercada por milhares de outras. Harry decidiu que deveria fazer algo para ajudar os africanos.

Ligou para Ken Kragen, empresário da área musical. Kragen sugeriu um single como ”Do They Know It’s Christmas?”. O single inglês foi lançado sete semanas antes que Jackson e Richie concluíssem "We Are the World".

Os maiores artistas da pop dos EUA unidos na gravação do single "We Are the World"
Os maiores artistas da pop dos EUA unidos
na gravação do single "We Are the World".


A Reunião dos Artistas
Harry queria que a canção fosse gravada pelos artistas pop mais famosos na época. Kragen trabalhou dia e noite para juntar alguns dos mais importantes artistas da indústria fonográfica. E conseguiu fazer isso em apenas 28 dias.

Ken Kragen convidou os cantores Lionel Richie e Kenny Rogers. Os três solicitaram a colaboração de Stevie Wonder. Quincy Jones foi convidado a co-produzir o single, nas horas vagas de seu trabalho em “A Cor Púrpura.

Michael Jackson participou da composição de "We Are the World"
Michael Jackson gostaria de
participar da composição.

Lionel Richie telefonou para Michael Jackson convidando-o a participar do projeto. Jackson revelou que gostaria de participar da composição. Stevie Wonder também participaria. Porém o seu tempo era limitado na ocasião.


Fundação USA for Africa
Harry Belafonte, Ken Kragen, Michael Jackson, Lionel Ritchie, Quincy Jones e Kenny Rogers criaram uma fundação sem fins lucrativos. United Support of Artists for Africa (USA for Africa) era sediada na Califórnia.

A proposta era destinar 90% do dinheiro arrecadado para a África. Em especial, aos famintos da Etiópia. E 10% aos famintos e sem-teto dos EUA. "We Are the World" rendeu mais de 63 milhões de dólares para a África.



A Composição de "We Are the World"
Michael Jackson e Lionel Richie queriam uma música fácil de cantar e de memorizar. Michael escreveu a letra, praticamente, sozinho. Richie gravou e trouxe duas melodias. E Michael juntou letra e melodia no mesmo dia.

Adoro trabalhar rapidamente. Eu fui em frente, mesmo sem o Lionel saber. Eu não podia esperar. Eu entrei e saí na mesma noite com a canção pronta. Com bateria, piano, cordas e com palavras para o refrão”.

Michael Jackson e Lionel Richie, os dois compositores de "We Are the World"
Michael Jackson e Lionel Richie, os dois
compositores de "We Are the World".

Michael mostrou a demo a Richie e Jones, que ficaram chocados. Eles não esperavam que o pop star encontrasse a estrutura tão rapidamente. Porém, a versão definitiva só ficaria pronta na véspera da gravação.


A Gravação do Single
Na noite da gravação, Michael chegou às 21h, para registrar o seu solo. Depois, ele se juntou aos outros artistas. Prince deveria fazer um dueto com Jackson, mas não compareceu às gravações.

Na porta do estúdio, Jones deixou uma mensagem: “Por favor, deixe o seu ego na porta”. Stevie Wonder brincou que se a gravação não fosse concluída em um take, ele e Ray Charles levariam todos para casa.

Vocalistas de "We Are the World": Lionel Richie, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper,  Tina Turner, Stevie Wonder e Michael Jackson.
Lionel Richie, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper,
Tina Turner, Stevie Wonder e Michael Jackson.

Por volta das 22h30 do dia 28 de janeiro de 1985, os artistas assumiram as suas posições. As gravações seguiram madrugada adentro. E a versão final de "We Are the World" seria concluída às 8h do dia 29 de janeiro de 1985.


A Relação entre os Artistas
Numa entrevista de 2003, Kim Carnes disse: “Todos estavam graciosos e fizeram um grande trabalho, você sabe. O tempo passava, o sol raiava, e ninguém estava cansado. Isto é, existia muita energia naquela sala.”

Vocalistas de "We Are the World": Kim Carnes, Michael Jackson e Diana Ross
Kim Carnes, Michael Jackson e Diana Ross

Michael e Jones auxiliavam os vocalistas e os solistas a buscar o tom certo para a voz. Richie auxiliou Wonder. Mais tarde, Wonder cantarolava ao piano e os vocalistas, ao seu redor, cantavam seus trechos da música.

Depois, iniciaram os ensaios com os vocalistas em suas marcações. O nome de cada um deles estava no chão, junto a um dos microfones. A diferença de timbres e postura dos artistas agora ficava mais evidente.

Quincy Jones, Stevie Wonder, Michael  Jackson e Lionel Richie nas gravações de "We Are the World"
Quincy Jones, Stevie Wonder, Michael
Jackson e Lionel Richie

Wonder e Tina Turner pareciam mais descontraídos. Jones pediu para Cyndi Lauper tirar os colares, pois o barulho interferia nas gravações. Ela e Diana Ross estavam descalças. Ross volta e meia fazia alongamentos.

Bob Dylan estava sempre muito sério. Talvez, concentrado. Talvez, nervoso. Jones e Richie cumprimentavam e davam força a todos os artistas. Após o solo de Dylan, os dois foram abraçá-lo. Só então, Dylan abriu um sorriso.

Willie Nelson, Quincy Jones e Bruce Springsteen nas gravações de "We Are the World"
Willie Nelson, Quincy Jones e Bruce Springsteen

Ray Charles talvez fosse o artista mais animado. Dançava, balançava, batia palmas e ria muito. Parecia uma criança. Já Bruce Springsteen e James Ingram cantavam com mais força, colocando energia na voz.


Os Prêmios de "We Are the World
“We Are The World” ganhou três prêmios Grammy Awards em 1986 como “Disco do Ano”, “Melhor Grupo Vocal” e “Melhor Vídeo Curta Metragem”. O vídeo também foi premiado no MTV Video Music Awards de 1985.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design