terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Trilha de Naufragados e Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba [Sul de Florianópolis]

A trilha para a Praia de Naufragados parte da Caieira da Barra Sul. Esta praia está localizada no extremo sul de Florianópolis. E dela você irá avistar a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba.
  
Ilha de Araçatuba (esquerda) e ponta do farol (direita) vistas da Praia de Naufragados [no Extremo Sul de Florianópolis].
Ilha de Araçatuba (esquerda) e ponta do farol
(direita) vistas da Praia de Naufragados.


Estacionamento para o Carro
Junto ao início da Trilha dos Naufragados, há um estacionamento. Eu preferi deixar o carro por uma questão de segurança. Isso me custou R$ 10,00. Há quem o deixe na Rodovia Baldicero Filomeno, que dá acesso ao local.


Trilha de Naufragados
Esta trilha tem cerca de 3 km, a maior parte em meio à mata. A previsão é ser feita em 45 minutos. Levei 26 minutos, na ida. E 28, na volta. Mas fiz isso em ritmo bem forte, pois queria passar ainda no Ecomuseu.

Aves na beira da Praia de Naufragados [no Extremo Sul de Florianópolis].
Aves na beira da Praia de Naufragados.

Creio que o primeiro terço da trilha seja morro acima. E a trilha já inicia com uma subida forte. Depois, começarão as descidas, menos íngremes, mas mais longas. É a razão da minha volta tenha sido mais lenta.


Marcadores da Trilha
Quando faço trilhas, sempre deixo o alarme do celular despertando a cada 5 min. É o que me auxilia a manter o ritmo e controlar o tempo. E pode ser uma referência se você suspeita estar perdido em meio à trilha.

Costão esquerdo da Praia de Naufragados, visto na chegada da Trilha de Naufragados [no Extremo Sul de Florianópolis].
Costão esquerdo da Praia de Naufragados,
visto na chegada da Trilha de Naufragados.

Cerca de 10 min. após iniciar a caminhada (~40% da trilha), passei pelo primeiro riacho. O segundo riacho cruzei após uns 20 minutos de caminhada (~ 80% da trilha). Os riachos podem servir como marcadores de distância.


Praia de Naufragados
No Ecomuseu, descobri porque a Praia de Naufragados tem tal nome. Ali, naufragou um barco com 60 casais de açorianos, em meados do século XVIII. Dois terços dos passageiros morreram na Baía dos Naufragados.

Ponta do farol vista da Praia de Naufragados [no Extremo Sul de Florianópolis].
Ponta do farol vista da Praia de Naufragados.

Os casais partiram da Ilha de Santa Catarina para colonizar Porto Alegre. Pouco tempo depois, foi enviada nova embarcação. Dessa vez, os casais açorianos foram levados à força. Eles temiam um novo naufrágio.


Fortaleza de Araçatuba
Ao todo, foram construídas 14 fortalezas na Ilha de Santa Catarina. E das seis que ainda existem, apenas a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição não é aberta à visitação. A Ilha de Araçatuba, não oferece estrutura.

Fortaleza da Ilha de Araçatuba vista da Praia de Naufragados [no Extremo Sul de Florianópolis].
Fortaleza da Ilha de Araçatuba

O relato segue com...
História de Florianópolis no Ecomuseu de Ribeirão da Ilha

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design