quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Praça XV de Novembro, Florianópolis

A Praça XV de Novembro fica no Centro de Florianópolis. Ao seu redor, ficam alguns dos principais prédios históricos da cidade. Dentre eles, destacam-se a Catedral Metropolitana, o Palácio Rosado, a Casa de Câmara e Cadeia e os Sobrados Oitocentistas.

Jardim da Praça XV de Novembro e Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai (ao fundo)
Jardim da Praça XV de Novembro e Monumento
aos Mortos na Guerra do Paraguai (ao fundo).

A Praça XV de Novembro abriga a Figueira Centenária, o Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai e o Jardim Oliveira Bello. O jardim foi uma homenagem ao ex-presidente da Província de Santa Catarina, o advogado Luiz Alves Leite de Oliveira Bello.

O jardim da Praça XV de Novembro foi implantado entre 1885 e 1887. Em 1891, ele foi inaugurado, por Gustavo Richard, presidente da Província, na ocasião. O local reúne espécies de grande porte, como palmeiras imperiais, fícus indianos e cravos da Índia.

O piso da Praça XV de Novembro recebeu mosaicos. E eles formam figuras folclóricas da Ilha de Santa Catarina. Tais mosaicos foram produzidos pelo artista plástico Hassis. Hiedy de Assis Corrêa nasceu em Curitiba, em 1926 e faleceu em Florianópolis, em 2001. 

Veja também...
Construções do Centro de Florianópolis

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design