quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

As Praias do Norte da Ilha de Santa Catarina e O Museu Arqueológico do Costão Santinho

O Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho fica no norte da Ilha de Santa Catarina. E nele, estão preservados dois sítios arqueológicos, oficinas líticas e inscrições rupestres. É o único museu do gênero no Brasil.

Museu Arqueológico do Costão do Santinho: é o único museu desse gênero no Brasil.
Museu Arqueológico do Costão do Santinho:
é o único museu desse gênero no Brasil.


Jurerê Internacional
Ao deixar a Fortaleza São José da Ponta Grossa, explorei algumas praias do norte de Florianópolis. Jurerê Internacional fica ao lado da Praia do Forte. E chama mais a atenção pela estrutura e luxo das casas do que pela praia.

Pintura em uma avenida da Praia de Jurerê Internacional.
Pintura em uma avenida da
Praia de Jurerê Internacional.

Canasvieiras
Canasvieiras é o local com a maior estrutura fora da região central de Florianópolis. Da principal praia do norte da Ilha de Santa Catarina, partem os barcos que levam os turistas para a Ilha de Anhatomirim.


Santinho e Costão do Santinho
A Praia do Santinho é a última do norte de Florianópolis, no sentido leste. A praia seguinte, já localizada na região leste da Ilha de Santa Catarina, é Moçambique. Elas são separadas pelo morro onde fica o Costão do Santinho.

Trapiche na Praia de Canasvieiras, Florianópolis
Trapiche na Praia de Canasvieiras


Museu Eco-Arqueológico
Trata-se de um museu ao ar livre. Você caminhará por passarelas, ao lado das quais observará comunicadores. E nestes, você encontrará informações relacionadas à arqueologia e à pré-história do local.

Acredita-se que o centro do Brasil tenha sido o primeiro local habitado, por homens vindos da Cordilheira dos Andes. E Santa Catarina começou a ser habitada há cerca de 7.000 anos. No litoral, os registros de 5.000 anos.

Inscrições na rocha, no Museu Arqueológico do Costão Santinho
Inscrições na rocha, no Museu Arqueológico

As oficinas líticas eram os locais usados na confecção de instrumentos de pedra. No litoral de Santa Catarina, as inscrições rupestres são gravadas na rocha. Em outros locais, estas figuras aparecem pintadas nas rochas.


Inscrições Rupestres em Florianópolis

Em Florianópolis, as inscrições rupestres encontram-se, principalmente, em quatro sítios arqueológicos. Elas são vistas na Ilha de Santa Catarina (Praia do Santinho), na Ilha do Arvoredo, na Ilha do Campeche e na Ilha do Coral.

A Praia do Santinho deve o seu nome a uma inscrição rupestre identificada como um santo.
A Praia do Santinho deve o seu nome a uma
inscrição rupestre identificada como um santo.

A Praia do Santinho deve seu nome a uma inscrição rupestre encontrada no costão norte da praia. Ela era identificada pelos pescadores como um santo, pela presença de um círculo, em forma de auréola, em volta da cabeça.

A rocha foi retirada do local original, em 1944, e está desaparecida. 

O relato segue com...
Anoitecer em Florianópolis

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design