segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lagoa da Conceição, Florianópolis

Com 2 km de extensão, a Lagoa Conceição é a maior da Ilha de Santa Catarina. Ela possui forma alongada, no sentido Norte-Sul, e destaca-se como um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

Embarcações em trapiche da Lagoa da Conceição, Florianópolis
Embarcações em trapiche da Lagoa da Conceição

A Lagoa Conceição tem águas calmas de baixa salinidade e dunas boas para o surfe na areia. É propícia à pesca de camarão e aos esportes náuticos. O canal que a liga ao mar situa-se na Barra da Lagoa.

Engenho na Costa da Lagoa da Conceição, Florianópolis
Engenho na Costa da Lagoa da Conceição

É famosa pelas rendeiras que vendem trabalhos de bilros, pela gastronomia e pelas várias construções coloniais. É um dos principais redutos da vida noturna de Florianópolis, com diversos bares, cafés e restaurantes.

Aves e trapiche (ao fundo), junto à Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Aves e trapiche (ao fundo), junto à Costa
da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.


Histórico da Lagoa da Conceição
O local era habitado pelos Carijós, índios Tupi-Guarani. Há vestígios de 4.500 anos, encontrados nos sítios arqueológicos da Ponta das Almas, da Praia da Joaquina e do Canto dos Araçás.

Casarão da Época dos Escravos, Costa da Lagoa, em Florianópolis
Casarão da Época dos Escravos, Costa da Lagoa

Os primeiros casais açorianos chegaram em 1748. E transformaram a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa em um dos núcleos de cultura açoriana mais importantes da Ilha de Santa Catarina.

Em 1845, a freguesia recebeu a visita do imperador Dom Pedro II. Ele doou uma custódia de prata para a sua Igreja. E, em 1861, ofereceu os sinos.

Aves em trapiche da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Aves em trapiche da Lagoa da Conceição.

Junto à Lagoa Conceição há um engenho do período colonial em atividade. E os sobrados e casas térreas, típicos da época da colonização açoriana, ainda podem ser observados.

Hoje, a população é bastante heterogênea. Porém as tradições açorianas persistem. As histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem, boitatá. O Terno de Reis, a Ratoeira, a Cantoria do Divino, o Pau-de-Fita e o Boi-de-Mamão.

Engenho do período colonial em atividade, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Engenho do período colonial em atividade.


Distrito da Lagoa da Conceição
É o com maior população na Ilha. E o mais eclético. Conta com o maior número de intelectuais, artistas plásticos e escritores. Eles convivem com surfistas, empresários, pescadores, executivos e alternativos.

O Distrito da Lagoa da Conceição abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, a Lagoa da Conceição, as praias da Galheta, Joaquina e Mole. Há trilhas que conduzem, também, há praias menores.

Casarão do período colonial, Costa da Lagoa, em Florianópolis
Casarão do período colonial, Costa da Lagoa

Localização: centro da Ilha de Santa Catarina, a 12 km do centro de Florianópolis.

Veja também...
Costa da Lagoa de Barco
Construções Antigas na Costa da Lagoa
Praias de Moçambique, Mole e Joaquina

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design