segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim, Governador Celso Ramos

Construída entre 1739 e 1744, pelo brigadeiro José da Silva Paes, ela foi a primeira fortaleza construída para defender a Ilha de Santa Catarina. E é um exemplo da arquitetura militar portuguesa de influência renascentista.

Fortaleza de Santa Cruz, Governador Celso Ramos
Fortaleza de Santa Cruz, Governador Celso Ramos


Objetivo da Fortaleza
A Santa Cruz formava um sistema triangular de defesa com as Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Seu objetivo era para proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina.

A Fortaleza de Santa Cruz é a maior de SC. A imponente fortificação possui 70 canhões de ferro em seus 2.600 m². Porém nunca foi usada belicamente. Na invasão espanhola da ilha, em 1777, rendeu-se sem dar um tiro.


Uso da Fortaleza, no Século XIX
Durante o século XIX, a fortaleza foi usada para outros fins. Em 1800, converteu-se em prisão. E durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), foi usada como hospital e presídio para os paraguaios.

Em 1894, a Fortaleza de Santa Cruz serviu de prisão e base de fuzilamentos dos revoltosos contra o governo do Presidente Floriano Peixoto. A execução dos revoltosos marcou o desfecho da Revolução Federalista.

Lanchonete junto à Fortaleza de Santa Cruz, Governador Celso Ramos
Lanchonete junto à Fortaleza de Santa Cruz


Patrimônio Histórico Aberto à Visitação
Em 1907, ela passou a pertencer ao Ministério da Marinha. Voltou a ser usada como prisão em 1932. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1938, a Fortaleza de Santa Cruz foi desativada após a II Guerra Mundial.

Em 1970, foi restaurada. Em 1979, passou a ser administrada pela UFSC. E foi reaberta à visitação pública em 1984. Hoje, o local dispõe de lanchonete, restaurante, loja de souvenirs e guias universitários.

A Fortaleza de Santa Cruz oferece uma vista panorâmica das Ilhas do Arvoredo, de Ratones e de Santa Catarina (Florianópolis). É possível avistar as Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones.

Localização: Ilha de Anhatomirim, na entrada da Baía Norte.
Funcionamento: diariamente, das 9h às 17h.
Acesso: os passeios saem da Praia do Antenor e da Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos, ou de Florianópolis.

Veja também...
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim de Graça

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design