quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Centro Histórico de São José, Santa Catarina

São José é a cidade pela qual todo mundo que vai para Florianópolis passa. Ou melhor: todo mundo que vai por terra. A questão é que poucas pessoas conhecem o rico Centro Histórico dessa “cidade de passagem”.

Fachada da Biblioteca Municipal de São José
Fachada da Biblioteca Municipal de São José.


De Biguaçu a São José
Deixei o centro de Biguaçu com uma meta. Procurar por um Centro de Informações Turísticas (CIT) em São José. Queria reunir informações para explorar a cidade no dia seguinte. A previsão era de chuva.

Entrada da Igreja Matriz São José
Entrada da Igreja Matriz São José

Perguntei em um hotel onde ficava o CIT. O recepcionista disse que São José não era uma cidade turística e não tinha CIT. Pedi ao menos que ele me dissesse como eu poderia chegar ao Centro Histórico da cidade.

Museu Histórico Municipal de São José
Museu Histórico Municipal de São José


Centro Histórico
Apesar da informação imprecisa, cheguei ao Centro Histórico de São José. Como o Brasil jogaria com o México naquela tarde, quase tudo estava fechado. O segurança da Câmara de Vereadores, porém, deu uma força.

Monumento aos Açorianos, em frente à Câmara de Vereadores de São José
Monumento aos Açorianos, em frente à
Câmara de Vereadores de São José.

Listei para ele alguns prédios e ele me orientou com relação à localização. A maior parte ficava junto à Praça Hercílio Luz, do outro lado da rua. Os outros ficavam bem próximos. Exceto uns quatro itens da minha lista.


Caminhada pelo Centro Histórico
Deixei a Câmara de Vereadores, cruzando a Praça Arnoldo de Souza. O Monumento aos Açorianos fica nesta praça. Em frente a ela, fica o Museu Histórico Municipal. E ao lado deste, o Conjunto de Casario.

Lateral da Igreja Matriz de São José
Lateral da Igreja Matriz de São José.

Após conferir o casario, segui até o Theatro Adolpho Mello, hoje interditado. Ao lado, fica a Casa de Cultura. Atravessando a Rua Padre Machario, você estará em frente à Biblioteca Municipal. Ao lado, a Igreja Matriz São José.

São José, Santa Catarina: Casa de Cultura, à esquerda. Teatro, à direita
Casa de Cultura, à esquerda. Teatro, à direita.

Então, parti para o Beco da Carioca, numa viela ao fundo da Igreja Matriz. Dali, retornei para a Rua Padre Machario, percorrendo-a por inteiro. A Capela Nosso Senhor do Bonfim fica num dos extremos.

O Beco da Carioca, ao fundo da Igreja Matriz de São José, Santa Catarina
O Beco da Carioca, ao fundo da Igreja Matriz

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design