quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Capela de Nossa Senhora da Piedade, em Armação da Piedade. E Baía dos Golfinhos.

A Armação da Piedade tem como principal atrativo a Capela de Nossa Senhora da Piedade. Já a Baía dos Golfinhos, também em Governador Celso Ramos, é a praia em que se costumam observar os golfinhos.

Embarcações atracadas na Baía dos Golfinhos, Governador Celso Ramos
Embarcações atracadas na Baía dos Golfinhos.


Saída de Itapema
Deixei Itapema rumo a Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. E no caminho, passei sobre o Rio Perequê, na divisa de Itapema e Porto Belo. Foi na divisa das duas cidades que havia passado as três noites anteriores.


Entrada Errada em Governador Celso Ramos
Acessei a primeira entrada para Governador Celso Ramos, sem saber ao certo para onde eu estaria indo. Havia elaborado uma lista de locais que gostaria de explorar. Só não havia estudado a localização de cada um deles.

Parei numa loja de peças para motos e pedi informações. Como a principal meta era conhecer a Fortaleza Santa Cruz, perguntei a forma de chegar lá. O funcionário deu as dicas e disse que, a uns 5 km dali, ficavam os barcos.

Mar calmo na Enseada da Armação da Piedade, Governador Celso Ramos
Mar calmo na Enseada da Armação da Piedade

Armação da Piedade
Após rodar quase 30 km sem cruzar com qualquer placa indicando as localizações, cheguei à Armação da Piedade. Ela era outro item da minha lista. Não pela praia, mas pela Capela de Nossa Senhora da Piedade.

A capela fica, praticamente, na beira do mar. Pequena, com um cemitério ao lado esquerdo, a capela estava fechada. Isso, é claro, não me impediu de fotografá-la. Dali, eu via o mar e as corujas...

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, na Armação da Piedade, Governador Celso Ramos.
A Capela de Nossa Senhora da Piedade, na
Armação da Piedade, Governador Celso Ramos.

Corujas e Pescadores
O que mais chamou a minha atenção na Armação da Piedade foram duas corujas. O casal – suponho, estava em um buraco no gramado em frente à capela. Uma cavava e a outra estava em pé ao lado do buraco.

Enquanto olhava as corujas, avistei a Fortaleza Santa Cruz da praia. Então, puxei conversa com os pescadores. Um indicou um ponto em que eu poderia vê-la bem de perto. E no caminho, passaria pela Baía dos Golfinhos.

Garça procurando peixes na Baía dos Golfinhos, Governador Celso Ramos.
Garça procurando peixes na Baía dos Golfinhos.

Baía dos Golfinhos
Com duas dicas de ouro, deixei a Armação da Piedade. A próxima parada foi na Baía dos Golfinhos. Ali, procurei pelos tais golfinhos sem avistar nada. Apenas uma gaivota tentando garantir seu almoço na beira da praia.

Falei com um pescador na Baía dos Golfinhos e questionei pelos animais. Ele disse que os golfinhos estavam mais para a região de Balneário São Miguel. As manjubas estariam mais abundantes por lá, deslocando os golfinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design