sábado, 4 de outubro de 2014

Farol da Ilha da Paz. E Praias do Forte, de Ubatuba e da Enseada, em São Francisco do Sul.

São Francisco do Sul destaca-se como um centro histórico. E mesmo as suas praias acabam-se inserindo nesse contexto. É o que acontece com a Praia do Forte e as praias de Ubatuba e da Enseada.

Canhões na entrada da área militar do Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul
Canhões na entrada da área militar do Forte


Forte Marechal Luz e Praia do Forte

Passei a noite numa acomodação do Forte Marechal Luz, área do Exército Brasileiro. A acomodação possui cozinha com fogão, geladeira e microondas, dois quartos e um banheiro. Deve ser entregue limpa na saída.

Praia do Forte, em São Francisco do Sul. Vista da varanda do quarto
Praia do Forte, vista da varanda do quarto.

Uma porta no quarto de solteiro dá para uma pequena varanda voltada para a Praia do Forte. O nome desta praia não poderia ser mais óbvio. Fotografei-a da varanda e, antes de partir, fotografei também os canhões da entrada.


Praias de Ubatuba e da Enseada

Deixei o Forte Marechal Luz rumo à Praia de Ubatuba. Esta oferece uma vista para a Ilha da Paz, onde fica o farol. Do alto do forte, também é possível avistar o farol. A distância e o ângulo de visão são outros.

Praia da Enseada, São Francisco do Sul
Praia da Enseada, São Francisco do Sul

Pensando ter uma visão melhor da Praia da Enseada, eu passei direto por Ubatuba. A ideia era subir a escadaria da Petrobrás. Acreditava que, do alto, teria a melhor vista. A vegetação e o tempo nublado, porém, não ajudaram.


Escadaria da Petrobrás

Ao menos a subida serviu para mostrar que minha forma física já foi melhor. Esse é o resultado dos quase 30 dias sem exercícios. A alimentação irregular dos últimos dias também não contribui nada nesse sentido...

Praia da Enseada, São Francisco do Sul. Vista do alto da Escadaria da Petrobrás
Vista do alto da Escadaria da Petrobrás.

Desci a escadaria retornando para a Praia da Enseada. Peguei o carro e retornei até a vizinha Praia de Ubatuba. Dali, a vegetação não seria um problema. Mas o tempo continuava nublando, diminuindo a visibilidade.


Farol da Ilha da Paz

Parei num mercado e perguntei onde eu poderia ter uma visão melhor do farol. Os donos disseram que eu poderia fotografar da laje sobre o prédio. Ao menos era um ponto mais alto e sem obstáculos em relação ao motivo.

Farol da Ilha da Paz, São Francisco do Sul. Vista da Praia de Ubatuba
Farol da Ilha da Paz, visto da Praia de Ubatuba. 

Iniciei esta postagem falando sobre a importância histórica das praias. No caso das praias de Ubatuba e da Enseada isso se restringe à visão que oferecem do farol. Ou melhor, da Ilha da Paz, que abriga o farol...

O relato segue com...
Morro do Cristo e Praias de Barra Velha

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design