quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Juca Chaves: Exílio e Retorno ao Brasil

Exílio em Portugal e na Itália

Em setembro de 1962, exila-se em Lisboa. As sátiras ganharam espaço nas rádios e TVs locais. Juca incomodou o governo de Salazar e teve problemas com a censura. O jornal A República chamou-o de “O Trovador Maldito”.

Juca Chaves foi chamado em Portugal de "Trovador Maldito" pelo jornal A República
Juca Chaves foi chamado em Portugal de
"Trovador Maldito" pelo jornal A República.

Realizou uma apresentação no Teatro Tivoli, para uma platéia de intelectuais e estudantes. E uma piada ao Presidente da República irritou as autoridades portuguesas. Em especial o PIDE, órgão repressor do Governo Salazarista.

Após um ano e meio, fez-se necessário um novo exílio. Desta vez, para a Itália. Lá, Juca Chaves viveu por cinco anos. E tornou-se uma personalidade. Lançou discos. E gravou a música “Sou Sim. E daí?”.


Juca apresentou-se nos cabarés romanos, nos teatros milaneses e em programas da RAI-TV. Vitório de Sica, ao assistir Juca Chaves, naqueles tempos, comentou: “Eis aí o verdadeiro humor inteligente. Bravo”.


Retorno ao Brasil

Voltou ao Brasil, em 1969, onde montou o espetáculo "Circo Sdruws". Nos anos 70, seu espetáculo "Vá Tomar Caju" viajou por todo o Brasil. Juca criticava o Regime Militar, a grande imprensa e o mercado fonográfico.

Independente, Juca Chaves seguia sua própria filosofia. Ele não pertencia a grupos políticos, nem participava de manifestações ideológicas, um modismo da década anos 70. Atuava sempre sozinho, isolado da MPB.



Sátira à Nova República

Com o fim do Regime Militar, Juca passa a satirizar a Nova República, seus novos hábitos e a velha corrupção. Ironiza a mídia e assim é boicotado por algumas revistas, jornais e emissoras de TV e Rádio.

No Senado, Juca Chaves propõe o Disco Numerado. Contudo, não recebe apoio das autoridades e da classe artística. É definitivamente vetado pelas gravadoras e FMs. E cria um selo independente, a Sdruws Records.


Em 1994, inaugura o Theatro Inteligente (Jucabaré), em São PauloPor um ano, apresentou-se e fechou as portas. Voltou a se apresentar nos teatros em todo país. Segundo ele, para "atender a inúmeros pedidos de credores".


Veja também...
As Piadas de Juca Chaves
Discografia de Juca Chaves
Juca Chaves: Biografia do Menestrel
Modinhas de Juca Chaves - Anos 50
Modinhas de Juca Chaves - Anos 60
Modinhas de Juca Chaves - Anos 70, 80 e 90
Sátiras de Juca Chaves - Anos 50
Sátiras de Juca Chaves - Anos 60
Sátiras de Juca Chaves - Anos 70
Sátiras de Juca Chaves - Anos 80
Sátiras de Juca Chaves - Anos 90

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design