quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Juca Chaves: Biografia do Menestrel

Jurandyr Czaczkes, o humorista Juca Chaves, nasceu no Rio de Janeiro em 22/10/1938. Com formação erudita, começou a compor na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas.

Caricatura de Juca Chaves com o Violão
Juca Chaves nasceu no Rio de Janeiro e estudou
em São Paulo, onde iniciou a carreira artística.

Juca Chaves mora há 30 anos em Itapoã, Bahia, com a esposa Yara e as filhas adotadas, Maria Clara e Maria Morena. Porém, segue-se apresentando por todo país e mantém o Teatro Juca Chaves, em São Paulo, no Itaim Bibi.


Resumo da Carreira

Sempre polêmico, criticou todos os presidentes desde Juscelino, por meio de sátiras e modinhas. Por usar versos simples, porém objetivos, as músicas tinham um forte tom “subversivo”, construído nas entrelinhas.


Sua maneira de atuar é única. Sentado numa cadeira, de pés descalços e violão nas costas quando entra ou sai do palco. E sua fisionomia quase não mudou. Juca intercala piadas com músicas, arrancando risos e aplausos.

Já são quase 60 anos de carreira ou de "prostituição artística", como Juca diz. Compôs mais de 400 músicas. Recebeu da imprensa portuguesa o título de "O Menestrel da Liberdade" e da brasileira, "O Menestrel do Brasil"


Juca jamais deixará de criticar os políticos brasileiros. "O governo endividou o país. Só não se investe em cultura e educação". Em 2006, ele candidatou-se senador na Bahia pelo PSDC, mas acabou ficando em 4º lugar.


Como Tudo Começou...

Juca Chaves estudou em São Paulo. Interessou-se desde cedo por música e poesia. Estudou arranjo, contraponto, piano e teoria musical. Aos 16 anos, formou o grupo Seresteiros de São Paulo, no qual cantava e tocava violão.


Juca começou a compor na infância. Aos 15 anos, já tinha um repertório considerável. E aos 16 anos, as rádios tocavam suas músicas. Antes dos 18, tornou-se profissional. Na época, já havia composto cerca de 80 modinhas.

Juca nunca se filiou a um movimento. Por volta dos 18 anos, começou a se dedicar à sátira. Satirizava a situação política e econômica do Brasil. Da época, são as canções "Caixinha, Obrigado" e "Presidente Bossa Nova".


O compositor e humorista Juca Chaves começou a fazer sucesso no final dos anos 50. Na época, surgia o movimento da bossa nova. Talvez por isso, Juca cantasse num estilo que parecia parodiar o músico João Gilberto.

Seu primeiro grande sucesso foi “Por Quem Sonha Ana Maria?”, com os Seresteiros de São Paulo. Esta modinha seguiu por três anos nas paradas de sucesso. Naquela época, as músicas costumavam ficar tempo nas paradas.


Na primeira vez que esteve em Porto Alegre, Juca recebeu o apelido que o acompanha. Naquela ocasião, o jornalista Flávio Alcaraz Gomez chamou Juca Chaves de "Menestrel", por cantar como na Idade Média.


Veja também...
As Piadas de Juca Chaves
Discografia de Juca Chaves
Juca Chaves: Exílio e Retorno ao Brasil
Modinhas de Juca Chaves - Anos 50
Modinhas de Juca Chaves - Anos 60
Modinhas de Juca Chaves - Anos 70, 80 e 90
Sátiras de Juca Chaves - Anos 50
Sátiras de Juca Chaves - Anos 60
Sátiras de Juca Chaves - Anos 70
Sátiras de Juca Chaves - Anos 80
Sátiras de Juca Chaves - Anos 90

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design