segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ruínas do Leprosário, São Francisco do Sul

O antigo Leprosário foi construído no século XIX, a mando do Imperador Dom Pedro II. O local destinava-se a abrigar os hansenianos deportados do Rio de Janeiro e de outras regiões do litoral catarinense. Atualmente, restam apenas algumas colunas em ruínas, no Balneário de Capri.

Ruínas do Leprosário, São Francisco do Sul
Ruínas do Leprosário, São Francisco do Sul

Localização: Balneário de Capri, entrada do Porto de São Francisco do Sul.

Veja também...
Leprosário e Forte Marechal Luz

2 comentários:

Valdir Zimmermann disse...

]como era o tratamento aos doentes no leprosario gostari a de saber

Gilmara Marangoni disse...

No Brasil, até meados do século XX, os doentes eram obrigados a se isolar em leprosários e tinham seus pertences queimados, uma política que visava muito mais ao afastamento dos portadores do que a um tratamento efetivo. Apenas em 1962 a internação compulsória dos doentes deixou de ser regra.
O avanço das pesquisas comprovou que a hanseníase nem é uma doença tão contagiosa assim. Terapias foram desenvolvidas e, em 1981, a OMS passou a recomendar a poliquimioterapia. Em muitos paises desenvolvidos, a hanseníase já foi erradicada.
Desde 1995, o tratamento é gratuitamente oferecido para os pacientes do mundo todo, e, nesse mesmo ano, no Brasil, o termo lepra e seus derivados foram proibidos de serem empregados nos documentos oficiais da Administração, em uma tentativa de reduzir o estigma da doença.
Esse estigma, porém, vai muito além da denominação. Associada ao pecado na Antiguidade, a hanseníase hoje evidencia desigualdades sociais, afetando sobretudo as regiões mais carentes do mundo. Por isso, o preconceito persiste e muitas pessoas ainda acreditam que apenas os pobres adquirem a doença. No entanto, apesar de ser trasmitida mais facilmente quando as condições sanitárias e de habitação não são adequadas, a hanseníase não escolhe, nem nunca escolheu, classe social.
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1182&sid=7

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design