segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Museus no Centro de Joinville

O primeiro contato com Joinville não foi dos mais promissores. Todos os locais que visitei estavam fechados! Ao menos, descobri onde fica a Escola do Teatro Bolshoi e caminhei pela diminuta Rua das Palmeiras, no centro da cidade. Em frente, fica o Museu da Imigração.

Museu Nacional da Imigração, em Joinville
Museu Nacional da Imigração, em Joinville


Poucos Atrativos em Florianópolis com Chuva

Deixei Floripa numa manhã de domingo, abaixo de chuva. Nada diferente dos três anteriores. Afinal, havia chegado à ilha na quinta-feira, dia 05/06. E com chuva sobram poucas opções de passeios pela capital catarinense.

Sobram poucas opções, por duas razões. A primeira: os maiores atrativos da cidade são suas praias. E com chuva, não dá praia. A segunda: parte dos prédios históricos está sendo restaurada e alguns museus estão em greve.

Centreventos Cau Hansen, Joinville
Centreventos Cau Hansen


Plano: Visitar Museus em Joinville

De Florianópolis a Joinville, dirigi a maior parte do trajeto abaixo de chuva. Uns quilômetros antes de chegar a Joinville, a chuva cessou. Seja como for, não mudei os planos: passaria a tarde visitando museus, longe da chuva.

Praticamente, tudo deu errado. Os principais museus estavam fechados. Quer dizer, em greve. E quando resolvi fotografar as fachadas de alguns prédios, voltou a chover. Na verdade, caiu uma tempestade sobre Joinville.


Trânsito Confuso no Centro de Joinville

A rica cidade catarinense possui um alto padrão de vida. A riqueza local decorre da intensa atividade industrial na cidade. Apesar disso, o trânsito de Joinville confunde quem não está habituado a circular por suas ruas.

É difícil dirigir por 500 metros sem que a rua mude abruptamente de mão. E o pior: você segue as orientações das placas. Mas as duas ou três ruas seguintes também são contra-mão. Isso prolonga deslocamentos curtos.

Casa da Cultura de Joinville
Casa da Cultura de Joinville


Centreventos e Escola do Teatro Bolshoi

Ao menos no início, essa dificuldade me foi agradável. Perdendo-me pelas ruas de Joinville, acabei encontrando o Centreventos. E na verdade, eu pretendia chegar ao Museu do Sambaqui, localizado relativamente próximo.

O Centreventos Cau Hansen é o principal centro de eventos da cidade de Joinville. Ele abriga o Teatro Juarez Machado. E a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única escola do Bolshoi fora da Rússia. Ambos estavam fechados.

Museu do Sambaqui, em Joinville
Museu do Sambaqui, em Joinville


Museu do Sambaqui e Museu da Imigração

Segui (novamente, perdendo-me no caminho!) para o Museu do Sambaqui. Como o local estava fechado, pedi informações na Casa de Cultura, do outro lado da rua. A Casa de Cultura estava fechada, mas só costuma abrir em dias de semana.

O Museu da Imigração também estava em greve. Mas a ida ao local não foi em vão. Em frente ao prédio, fica a Rua das Palmeiras. A rua recebe este nome por ter sido adornada com Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O relato segue com...
Museu da Bicicleta e Estação da Memória

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design