sábado, 20 de setembro de 2014

Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul

Em São Francisco do Sul, fica o único museu de embarcações do Brasil. Ele ocupa os antigos armazéns da Empresa de Navegação Hoepcke. E seus prédios, em estilo eclético alemão, ocupam uma área de 7.000 m².

Trapiche no Fundo do Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul
Trapiche no Fundo do Museu Nacional do Mar

Criado em 1991, o museu reúne em seu acervo dezenas de embarcações de várias regiões brasileiras. Há embarcações do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dentre as embarcações, há canoas, jangadas, baleeiros, além de miniaturas vindas de diversos estados. Em meio às jangadas, há músicas relacionadas de Caymmi. O museu também registra dados sobre a pesca e a culinária do mar.

Embarcação da Bahia, no Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul
Embarcação da Bahia, Museu Nacional do Mar

Mas seu ponto alto é a área dedica ao navegador Amyr Klink. Ali, está o Paratii I, o barco em que Amyr Klink cruzou o Oceano Atlântico. Textos, vídeos e fotos ajudam a registrar as aventuras do navegador.

Além disso, quatro cenas em tamanho natural mostram situações cotidianas da cultura ligada ao mar. Como o Rancho de Pescadores, a Lagoa de Santo Antônio e Imaruí, a Pesca da Baleia e os Botes do Sul.

Cena da Pesca da Baleia, no Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul
Cena da Pesca da Baleia

O Museu Nacional do Mar possui ainda biblioteca especializada, com cerca de 2500 obras relacionadas ao mar e às embarcações. Há cerca de 200 peças de modelismo e artesanato. E na parte externa, há um trapiche.

Localização: Rua Manuel Lourenço de Andrade, 133, no Centro Histórico de São Francisco do Sul.
Funcionamento: de dezembro a fevereiro, de 3ª a domingo, das 10h às 18h. Nos demais meses, das 10h às 20h.

Veja também...
Mercado Público e Museu Nacional do Mar

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design