quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Museu da Bicicleta de Joinville e A Estação da Memória na Antiga Estação Ferroviária

Pretendia conferir quatro museus na tarde em que cheguei a Joinville. O Museu da Imigração e o do Sambaqui estavam em greve. E assim, só pude visitar o Museu da Bicicleta e a Estação da Memória, na antiga Estação Ferroviária de Joinville.

Pintura no Museu da Bicicleta de Joinville
Pintura no Museu da Bicicleta de Joinville

Continuação de...
Museus do Centro de Joinville



Rua das Palmeiras e Parque Zoobotânico

Após a rápida caminhada pela Rua das Palmeiras, fui ao Parque Zoobotânico. Minha ideia era conhecer o Mirante, um dos principais pontos turísticos da cidade. O local, porém, estava interditado, para reformas.

Jacaré no Parque Zoobotânico de Joinville
Jacaré no Parque Zoobotânico

Restou-me caminhar pelo parque, uma ótima alternativa para famílias com filhos pequenos. O local reúne araras, papagaios, macacos e até um jacaré, em viveiros. Enquanto caminhava pelo parque, começou a garoar.

Deixei o Parque Zoobotânico, com uma ideia em mente: fotografar alguns prédios históricos antes da chuva desabar. Porém, ela foi mais rápida que a minha desastrada direção pelas ruas de Joinville.

Poster de ciclista, no Museu da Bicicleta de Joinville
Poster de ciclista, no Museu
da Bicicleta de Joinville.


Mercado Público e Museu da Bicicleta

Cheguei ao Mercado Público abaixo de tempestade. Vale frisar que o prédio estava fechado. O mercado não abre aos domingos. Rapidamente fotografei o local e segui até a antiga Estação Ferroviária, em busca de dois museus.

Réplica de um Biciclo Inglês de 1870, no Museu  da Bicicleta de Joinville
Réplica de um Biciclo Inglês de 1870

O Museu da Bicicleta e a Estação da Memória eram os dois únicos museus abertos, naquele domingo, em Joinville. O primeiro, evidentemente, dedicado à bicicleta. E o segundo, a registrar um pouco da história da antiga estação.


ET e Rickshaw no Museu da Bicicleta

E o Museu da Bicicleta não poderia ser mais impactante para alguém que foi criança no início da década de 80! O visitante é recebido por uma réplica do E.T. sentado na cestinha de uma bicicleta, tal qual no filme de Spielberg.

Cena do Filme "E.T. - O Extraterrestre", no Museu da Bicicleta de Joinville
Cena do Filme "E.T. - O Extraterrestre"

E esta pequena sala é a que reúne algumas das maiores preciosidades do acervo. Nela, você verá a réplica de um biciclo inglês de 1870. E a bicicleta de Valdecir João Vieira, o Valdo, ciclista que percorreu a América Latina.

Repare também no Rickshaw indiano da década de 1980!

Bicicleta de Valdecir João Vieira, o Valdo, no Museu da Bicicleta de Joinville
Bicicleta de Valdecir João Vieira, o Valdo


Fernanda Keller, Kevin Costner e Bicicleta Alemã

A maior sala do museu reúne a maior parte do acervo. São pinturas, fotos, cartazes e, é claro, vários tipos de bicicletas. A variedade é impressionante. Diante das dezenas de bicicletas, três chamaram a minha atenção.

Rickshaw indiano da década de 1980, no Museu da Bicicleta de Joinville
Rickshaw indiano da década de 1980.
Ao entrar na sala, você verá a primeira destas bicicletas. Trata-se de uma Softride, construída com fibra de carbono, nos EUA, em 1994. Desenvolvida para o triatlo, a bicicleta pertenceu à triatleta brasileira Fernanda Keller.

Softride: Bicicleta da Triatleta Fernanda Keller, no Museu da Bicicleta de Joinville
Softride: Bicicleta da Triatleta Fernanda Keller

A segunda bicicleta que chamou minha atenção foi a Specialized “Sirrus”. O modelo competitivo masculino foi apresentado o filme “Competição de Destinos”. O filme foi estrelado pelo ator Kevin Costner, em 1985.

Specialized "Sirrus": Bicicleta usada pelo ator  Kevin Costner em "Competição de Destinos", no Museu da Bicicleta de Joinville
Specialized "Sirrus": Bicicleta usada pelo ator
Kevin Costner em "Competição de Destinos".

A bicicleta masculina Opel foi fabricada na Alemanha, em 1922. Pintada em preto, o modelo, em excelente estado de conservação, é equipado com dínamo, farol e uma cadeirinha infantil confeccionada em madeira.

Bicicleta Opel: fabricada na Alemanha (1922), no Museu da Bicicleta de Joinville
Bicicleta Opel: fabricada na Alemanha (1922).


Estação da Memória

A Estação Memória reúne um acervo menos numeroso que o Museu da Bicicleta. O espaço abriga ferramentas usadas na construção e conservação da linha férrea. Repare no guichê de venda das passagens de luxo.

Sino na Estação da Memória, em Joinville
Sino na Estação da Memória, em Joinville

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design