domingo, 28 de setembro de 2014

Dorival Caymmi e Amyr Klinck no Museu Nacional do Mar. Mercado Público de São Francisco do Sul

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, é uma das principais referências neste segmento no Brasil. Ele registra o histórico da navegação desde a pré-histórica. E conta com inúmeras embarcações em seu acervo.
  
Embarcação do Maranhão, no Museu do Mar, em São Francisco do Sul
Embarcação do Maranhão, no Museu do Mar

Continuação de...
Hospital de Caridade e Museu Histórico

Mercado Público de São Francisco do Sul

Deixei o Museu Histórico de São Francisco do Sul rumo ao Mercado Público. O local é, hoje, ocupado por uma loja de artesanatos, outra de produtos naturais e por uma pequena lanchonete. Passei rapidamente pelo local.

Estacionei o carro de graça na área ao lado do mercado. E iniciei a pequena caminhada até o museu. Junto a este estacionamento, fica um trapiche. Ali, chegam os passeios do Barco Príncipe, vindos de Joinville.

Mercado Público de São Francisco do Sul
Mercado Público de São Francisco do Sul


Museu Nacional do Mar

O Museu Nacional do Mar chama a atenção pelo tamanho do seu acervo. A primeira área traz painéis que registram o histórico da navegação. E as outras áreas expõem as embarcações propriamente ditas.

Acredita-se que o homem tenha construído as primeiras embarcações há 50 mil anos. Assim, ele distribuiu-se pelos continentes. Todos os povos da antiguidade dominaram a navegação. E com ela expandiram seus impérios.

Embarcações no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul
Embarcações no Museu Nacional do Mar


História da Navegação

Durante a Idade Média, os vikings dominaram os mares. Eram temidos, espalhando o terror pela Europa. Por volta do ano 1.000 D.C., o “Pai Nosso” era rezado assim: “Livrai-nos, oh senhor, da ira dos homens do norte”.

Destaca-se a Escola de Sagres, criada em 1418. E também os grandes navegadores envolvidos na descoberta no Novo Mundo. Dentre eles, Bartolomeu Dias, Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral.

Rancho de Pesca no Museu do Mar, em São Francisco do Sul
Rancho de Pesca no Museu do Mar


Trapiche e Embarcações

Ainda no primeiro prédio, há um espaço que reconstitui os ranchos de pesca. Deixei o prédio, circulando um pouco na parte externa. E caminhei sobre o trapiche. Dali, pude fotografar o prédio do museu de outro ângulo.

Retomei a visita, explorando os espaços onde ficam as embarcações. Há a réplica das caravelas de Colombo. E também as canoas, os saveiros e as jangadas usadas na pesca em rios e mares do Brasil.

Trapiche no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul
Trapiche no Museu Nacional do Mar


Dorival Caymmi e Amyr Klinck

No Museu Nacional do Mar, você encontrará alguns espaços temáticos. Um homenageia a jangada, citando algumas músicas de Dorival Caymmi. Outro é dedicado a Amyr Klinck. E os espaços dedicados ao Maranhão e à Bahia.

Segui para o Parque Ecológico Municipal. Caminhei pela trilha calçada que leva aos mirantes. E deles consegui avistar o Museu Nacional do Mar e a Baía da Babitonga. Outro mirante oferece uma vista da Igreja Matriz.


O relato segue com...
Igreja Matriz e MAS de São Francisco do Sul

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design