sábado, 27 de setembro de 2014

Hospital de Caridade e Museu Histórico de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, em Santa Catarina, é a terceira cidade mais antiga do Brasil. E a sua maior riqueza concentra-se no Centro Histórico. Comecei a visita à cidade conhecendo o Hospital de Caridade e o Museu Histórico.
  
Museu Histórico de São Francisco do Sul
Museu Histórico de São Francisco do Sul


De Joinville para São Francisco do Sul

Deixei Joinville, pouco após as 09h da manhã, do dia 10/06/14. Meu destino era São Francisco do Sul, cidade de grande importância histórica. Apesar de não ter a fama e o cartaz de Paraty ou Ouro Preto, por exemplo.

Seja como for, São Francisco do Sul conta com um serviço de apoio ao turista que eu não encontrei sequer em Florianópolis. Recebi farto material e uma atenção total das atendentes nos dois postos que procurei.


Hospital de Caridade

E o primeiro local que visitei foi o prédio do antigo Hospital de Caridade. Só o que restou dele foi sua fachada. Lamentavelmente, não há um projeto de restauração, pois isso custaria cerca de cinco milhões de reais.

Hospital de Caridade de São Francisco do Sul
Hospital de Caridade de São Francisco do Sul


Museu Histórico de São Francisco do Sul

Deixei o local, rumo ao Museu Histórico. O prédio que abriga este museu serviu, em outros tempos, como cadeia. E as seis salas do museu estão dispostas nas antigas celas. Apenas a solitária não abriga itens do acervo.

Na entrada do museu, a história de cidade é registrada em painéis. Sua descoberta, em 1504, pelos franceses. O início efetivo do povoamento só ocorreu em 1658. Sua elevação à vila, em 1660. E à cidade, em 1847.

Solitária da Antiga Cadeia de São Francisco do Sul
Solitária da Antiga Cadeia de São Francisco do Sul


Getúlio Vargas, Ilha da Paz e Linguado

No dia 09/03/1940, o presidente Getúlio Vargas visitou São Francisco do Sul. E inaugurou o Prédio da Capitania dos Portos e a Base Naval de Combustíveis na Ilha da Rita. Também visitou o Hospital de Caridade.

O Museu Histórico também registra a inauguração do farol, na Ilha da Paz. Conta a história da construção da ponte férrea sobre o aterro do linguado. O aterro gerou polêmica na época, sendo depois saudado pela população.

O relato segue com...
Mercado Público e Museu Nacional do Mar

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design