segunda-feira, 15 de setembro de 2014

História de São Francisco do Sul

O navegador francês Binot Paulmier de Gonneville chegou à região, habitada pelos índios Carijós, em 1504. Isso marcou o início da primeira povoação do atual estado de Santa Catarina. E a terceira mais antiga povoação do Brasil.

O francês Binot Paulmier de Gonneville chegou à região de São Francisco do Sul em 1504
O francês Binot Paulmier de Gonneville chegou
à região de São Francisco do Sul em 1504.

Cerca de dez anos depois, os espanhóis também chegaram à região. Em 1515, o navegador espanhol Juan Dias de Sólis passou por ali. E em 1553, os espanhóis se fixaram no local, permanecendo ali até 1555.

Mas o efetivo povoamento ocorreu só no século seguinte. Em 1658, o português Manoel Lourenço de Andrade começou a colonizar a região. Para garantir a posse das terras, que de direito, pertenciam a Portugal.

A Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, em 1660, pertencia a São Paulo
A Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São
Francisco, em 1660, pertencia a São Paulo.
 

Em 1660, a localidade foi elevada a Vila com o nome de Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco. Na época, ela pertencia a São Paulo. Em 1723, passou para a jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá.

Em 1749, foi criada a Ouvidoria de Santa Catarina. Porém, por questões de limites, a cidade continuava pertencendo à Ouvidoria de Paranaguá. Somente em 1831, passou a pertencer ao atual estado de Santa Catarina.

A herança colonial de São Francisco do Sul está preservada em seu Centro Histórico
A herança colonial de São Francisco do Sul
está preservada em seu Centro Histórico.
 

São Francisco do Sul foi elevada à cidade em 15/04/1847. E boa parte da herança colonial é preservada em seu Centro Histórico. Nele, você encontrará cerca de 400 imóveis tombados pelo IPHAN.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design