terça-feira, 9 de setembro de 2014

Marechal Hermes da Fonseca, Presidente do Brasil

O Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca nasceu em São Gabriel, em 12 de maio de 1855. Hermes da Fonseca foi presidente do Brasil entre 1910 e 1914. E faleceu em Petrópolis, em 09 de setembro de 1923.

Hermes da Fonseca nasceu em São Gabriel, no RS.
Hermes da Fonseca nasceu
em São Gabriel, no RS.


Família e Formação Militar
Hermes da Fonseca era filho do marechal alagoano Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa. O tio, o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamou a República e foi o primeiro presidente do Brasil.

Em 1871, Hermes da Fonseca ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro. Lá foi aluno de Benjamin Constant. E entrou em contato com as ideias de Auguste Comte, tornando-se um positivista.


Vínculo com o Governo
Hermes da Fonseca participou do movimento que levou à Proclamação da República em 15/11/1889. Foi secretário militar no governo de Deodoro da Fonseca. Reprimiu a Revolta da Esquadra, defendendo Floriano Peixoto.

Em 1904, Hermes da Fonseca reprimiu a Revolta da Vacina. O presidente Rodrigues Alves promoveu-o a marechal. Tornou-se Ministro da Guerra, no governo de Afonso Pena. Na época, instituiu o serviço militar obrigatório.

Hermes da Fonseca instituiu o serviço militar obrigatório.
Hermes da Fonseca instituiu o
serviço militar obrigatório.


Presidência da República
Nilo Peçanha, sucessor de Afonso Pena, apoiou Hermes da Fonseca nas eleições de 1910. Hermes da Fonseca derrotou Rui Barbosa, o candidato civil. Logo na primeira semana de governo, enfrentou a Revolta da Chibata.

Pouco tempo depois, Hermes da Fonseca enfrentou um novo motim de marinheiros. E com isso, bombardeou os portos e colocou o país em estado de sítio. Em seguida, surgiu outra revolta: a Guerra do Contestado.

Hermes da Fonseca instituiu o uso da faixa presidencial. Ele e Eurico Gaspar Dutra foram os dois únicos militares que se tornaram presidentes por meio de eleição. Foi também o único presidente que se casou durante o mandato.

Hermes da Fonseca instituiu a faixa presidencial, durante o seu governo.
Hermes da Fonseca instituiu a faixa
presidencial, durante o seu governo.


Após a Presidência da República
Após deixar o poder, concorreu ao Senado pelo RS. Recusou-se a assumir o cargo, em virtude do assassinato de Pinheiro Machado, no dia que seria diplomado. Deixou o país, retornando em 1921, após viver seis anos na Suíça.

Nas eleições de 1922, falsas cartas contra ele atribuídas a Artur Bernardes geraram tumulto. Epitácio Pessoa ordenou a prisão de Hermes da Fonseca. Libertado seis meses depois, acabou falecendo em Petrópolis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design