quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Escola do Teatro Bolshoi em Joinville: A Única Unidade da Escola de Balé Fora da Rússia

Desde 1983, Joinville sedia o Festival Internacional da Dança. Por isso, é natural o orgulho que a cidade sente da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. A única escola do balé Bolshoi fora da Rússia.

Fachada do Teatro Bolshoi, na Rússia
Fachada do Teatro Bolshoi, na Rússia


Visita à Escola de Teatro Bolshoi

Na véspera, eu havia circulado pelo Centreventos Cau Hansen. O local é o principal centro de eventos de Joinville. Abriga a Arena Multiuso, o Teatro Juarez Machado e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Como a escola só funciona em dias de semana, tive de adiar a visita para a manhã de segunda-feira. Naquela semana, todos os horários seriam ocupados por crianças do jardim de infância de escolas de Joinville.

A Escola do Teatro Bolshoi está aberta à visitação somente durante a semana.
A Escola do Teatro Bolshoi está aberta à
visitação somente durante a semana.

Felizmente, consegui-me inserir no primeiro grupo. E até agora eu me arrependo de não ter registrado uma foto de tão distinto grupo. Eram todas meninas de três anos, vestidas de bailarinas. Uma cena impagável!



O Saguão da Escola de Teatro Bolshoi

A propósito: só é possível registrar fotos no saguão do prédio. De acordo com as recepcionistas, não é permitido tirar fotos de bailarinas para evitar a publicação das mesmas em caráter pejorativo.

Seja como for, no saguão você poderá ver fotos, pinturas e esculturas relacionadas ao balé. As pinturas foram feitas por um ex-aluno da escola. E elas registram cenas de dança e a fachada do Teatro Bolshoi, na Rússia.

Cena de dança pintada por um ex-aluno da Escola Bolshoi de Joinville.
Cena de dança pintada por um
ex-aluno da escola de Joinville.


A Escola Bolshoi de Joinville

A escola de Joinville oferece a formação em balé clássico e contemporâneo, com duração de oito anos. São admitidas crianças a partir de nove anos de idade. Há alunos de diversos estados brasileiros e até da Argentina.

O critério de seleção é rigoroso. Em 2013, foram selecionadas cerca de 50 crianças, dentre as mais de 1.500 inscritas. Isso que nessa seleção avalia-se a flexibilidade e o biótipo, sem levar muito em consideração a técnica.

Balé: biotipo e flexibilidade são imprescindíveis!
Biotipo e flexibilidade são imprescindíveis!

A cobrança no ensino fundamental e médio também é rigorosa. Caso um aluno não obtenha boas notas no colégio, ele é afastado do elenco. Há até aulas de reforço de matemática e português, aos sábados.



Vídeo e Visita Guiada pela Escola

Iniciamos a visita guiada assistindo a um vídeo. Nele, explica-se brevemente a história da criação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Seguimos, para as aulas de balé com meninas do primeiro ano.

Boneca russa na loja do Teatro Bolshoi de Joinville
Boneca russa na loja do teatro.

Antes de entrar na sala, a guia comentou que os alunos também têm aula de piano. Isso é importante para educar o ouvido e trabalhar os tempos e os compassos. As salas recebem o nome de pianistas russos.

Meninos e meninas têm aulas separadamente. As salas trazem o nome de grandes bailarinos e bailarinos em suas portas. Essas salas possuem teto alto e um chão em estilo tatame, para voos seguros, durante os saltos.

Meninos e meninas têm aulas separadamente na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville.
Meninos e meninas têm aulas separadamente
na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville.

Passamos por três salas de aula, pelo departamento de fisioterapia e pela sala onde se confeccionam os figurinos. Antes de deixar o prédio, passei pela loja da entrada e comprei algumas lembranças para a família.

O relato segue com...
Deutsche Schule e Cemitério dos Imigrantes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design