sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ernesto Geisel, Presidente do Brasil

Ernesto Beckmann Geisel nasceu em Bento Gonçalves, em 03 de agosto de 1907. De 1974 a 1979, foi Presidente do Brasil. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1996, aos 89 anos de idade.

Ernesto Geisel foi Presidente do Brasil de 1974 até 1979
Ernesto Geisel foi Presidente
do Brasil de 1974 até 1979.


Formação e Vida Pessoal
Ernesto Geisel iniciou os estudos em Estrela. Em 1921, ingressou no Colégio Militar de Porto Alegre. E em 1928, aos 21 anos de idade, formou-se oficial na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro.

Em 1940, Ernesto Geisel casou-se com a prima Lucy. Teve dois filhos: Amália e Orlando. Orlando faleceu em um acidente de trem, em 1957. Ernesto Geisel jamais se recuperou do duro golpe desta perda.


Vínculo com o Governo
Durante o governo de Castelo Branco, Geisel foi o chefe da Casa Militar. E se opôs à candidatura do Marechal Costa e Silva à Presidência da República.

Ernesto Geisel toma posse, sucedendo Emílio Garrastazu Médici, à direita
Ernesto Geisel toma posse, sucedendo
Emílio Garrastazu Médici, à direita.
 

No governo de Emílio Médici, Ernesto Geisel foi presidente da Petrobrás. E o irmão, Orlando Geisel, foi nomeado Ministro do Exército, por Médici.


Presidência do Brasil
Emílio Garrastazu Médici, por influência de Orlando Geisel, escolheu Ernesto Geisel como candidato à presidência. Ernesto Geisel concorreu e derrotou o candidato do MDB, Ulysses Guimarães, com 84,04% dos votos.

Ernesto Geisel assumiu a presidência do Brasil em 15 de março de 1974. E seu governo foi marcado pela extinção do AI-5 e pelo início da abertura política. Conforme Geisel, a abertura seria "lenta, gradual e segura".

O processo de abertura política foi acelerado, porém, após os assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho. Eles foram mortos em São Paulo, no fim de 1975 e início de 1976.

O jornalista Vladimir Herzog foi morto durante o governo de Ernesto Geisel.
O jornalista Vladimir Herzog foi morto
durante o governo de Ernesto Geisel.

Após a Presidência
Após deixar a presidência do Brasil, em 1979, Ernesto Geisel manteve sua influência sobre o exército. E nas eleições de 1985, apoiou a candidatura de Tancredo Neves, representante do MDB.

Após deixar o governo, Ernesto Geisel passou a viver em seu apartamento no Leblon, Rio de Janeiro. Lá, o ex-presidente faleceu, de câncer, aos 89 anos de idade, em 12 de setembro de 1996.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design