terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bento Gonçalves da Silva: O Principal Líder da Revolução Farroupilha

Bento Gonçalves da Silva nasceu em Triunfo, em 23/09/1788. O general foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Esta buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.

General Bento Gonçalves de Silva
General Bento Gonçalves de Silva


Infância e Início da Carreira Militar

Bento Gonçalves da Silva era filho do alferes português Joaquim Gonçalves da Silva e de Perpétua da Costa Meirelles. Esta era filha de Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcellos, colonizador de Porto Alegre.

Os pais queriam que Bento seguisse a carreira eclesiástica. Ele acabou-se tornando militar. E após ser incorporado à Companhia de Ordenanças de D. Diogo de Sousa, guerreou na primeira campanha cisplatina, de 1811 a 1812.

"A Batalha do Passo do Rosário", na Guerra da Cisplatina. Obra de José Washt Rodrigues.
"A Batalha do Passo do Rosário", na Guerra
da Cisplatina. Obra de José Washt Rodrigues.

Na segunda campanha cisplatina, de 1816 a 1821, confirmou-se o prestígio de Bento Gonçalves como militar. Em 1817, ele foi nomeado capitão. E em 1824, Bento Gonçalves foi promovido a tenente-coronel.


Guerra da Cisplatina e Separação do RS

Na Guerra da Cisplatina, foi comandante de cavalaria na Batalha de Sarandi, em 12/10/1825. Logo depois, foi promovido a coronel de 1a linha. Em 1829, D. Pedro I nomeou Bento Gonçalves coronel de estado-maior.

Em 1834, Bento Gonçalves da Silva foi denunciado como rebelde, articulando a separação do RS. Na ocasião, ele foi inocentado, junto com João Manoel de Lima e Silva. Em 1835, após ser eleito deputado, a acusação voltou a ocorrer.

Batalha de Sarandi, na Guerra da Cisplatina
Batalha de Sarandi, na Guerra da Cisplatina.


Revolução Farroupilha

Em 20/09/1835, iniciou a Revolução Farroupilha. E após a vitória na Batalha do Seival, foi proclamada a República Rio-Grandense, pelo general Antônio de Sousa Netto, em 11/09/1836.

Bento Gonçalves foi preso na Batalha do Fanfa. Foi encarcerado na prisão de Santa Cruz. Mais tarde, foi para o Forte da Laje, no Rio de Janeiro. Fugiu e de volta ao RS, em 16/12/1837, tomou posse como Presidente da República.

Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos
Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos

A República Rio-Grandense acabou na Paz de Poncho Verde, em 01/03/1845. Luís Alves de Lima e Silva, o Conde de Caxias, assumiu, então, a presidência da Província. Dom Pedro II visitou o RS em dezembro do mesmo ano.


Afastamento da Política e Morte

Com o fim da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves da Silva afasta-se da vida política. E falece, em Pedras Brancas, em 18/07/1847. Hoje, seus restos mortais encontram-se na Praça Tamandaré, em Rio Grande.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design