segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Victor Meirelles de Lima, Pintor Histórico

Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atualmente Florianópolis, em 18 de agosto de 1832. O pintor é reconhecido como um dos principais nomes na pintura histórica no Brasil.

O pintor catarinense Victor Meirelles de Lima
O pintor catarinense Victor Meirelles de Lima


A Infância de Victor Meirelles
Por volta dos cinco anos de idade, Victor Meirelles começou a copiar as imagens de gravuras e folhetos alheios. E aos dez, fazia caricaturas de fregueses de seu pai, o comerciante português Antônio Meirelles de Lima.

"Vista Parcial da Cidade de Desterro" (1846) - Victor Meirelles de Lima
"Vista Parcial da Cidade de Desterro" (1846)

Victor Meirelles cedo teve seu talento reconhecido. Aos 14 anos, ele foi aceito como aluno da Academia Imperial de Belas Artes. Em 1852, venceu o Prêmio de Viagem à Europa com a pintura “São João Batista no Cárcere”.

"Vista Parcial da Cidade de Desterro" (1851) - Victor Meirelles de Lima
"Vista Parcial da Cidade de Desterro" (1851)


Período de Victor Meirelles na Europa
Victor Meirelles partiu para a Europa, em junho de 1853. Os primeiros três anos passou em Roma e Florença. Nos três anos seguintes, estudou em Milão e Paris. A bolsa foi prorrogada por mais dois anos, passados em Paris.

"A Primeira Missa do Brasil" (1858-1861) - Victor Meirelles de Lima
"A Primeira Missa do Brasil" (1858-1861)

De tempos em tempos, Victor Meirelles precisava enviar obras para mostrar o seu progresso. Por isso, sua bolsa foi renovada duas vezes. Entre 1858 e 1861, pintou a sua obra mais conhecida, “A Primeira Missa no Brasil”.


"Batalha dos Guararapes" (1879) - Victor Meirelles de Lima
"Batalha dos Guararapes" (1879)


Pinturas Históricas de Victor Meirelles
Quando retornou ao Brasil, Victor Meirelles tornou-se um dos pintores preferidos de Dom Pedro II. E junto com o pintor Pedro Américo e o maestro Carlos Gomes, foi um dos responsáveis pela renovação da imagem do Brasil.


"Moema" (1866) - Victor Meirelles de Lima
"Moema" (1866)

Dentre as obras históricas mais expressivas estão a “Moema”, a “Batalha dos Guararapes” e o “Combate Naval do Riachuelo”. A última foi danificada no retorno de uma exposição nos EUA. O pintor fez outra versão mais tarde.


"Combate Naval do Riachuelo" (1882-1883)


Retratos e Paisagens de Victor Meirelles
Dentre os retratos e as paisagens, destacam-se o “Retrato de Dom Pedro II” e os três “Panoramas”. Estes eram obras de grandes dimensões e foram todos perdidos. O segundo tinha 115m de largura por 14,5m de altura.

"Retrato de Dom Pedro II" (1864) - Victor Meirelles de Lima
"Retrato de Dom Pedro II" (1864)

Com o início da República, no entanto, Victor Meirelles perdeu seu prestígio. Esquecido, o pintor passou o fim da vida em precárias condições financeiras. E faleceu, no Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro de 1903.

Veja também...
Casa de Victor Meirelles, Florianópolis

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design