terça-feira, 5 de agosto de 2014

Praias e Trilhas Ecológicas de Florianópolis

O principal atrativo natural de Florianópolis são suas praias. E as mais bonitas ficam na Ilha de Santa Catarina. Elas podem ser agrupadas em praias do norte, do leste e do sul. Todas com distinções bem claras entre si.

Praia de Lagoinha do Leste, Florianópolis
Praia de Lagoinha do Leste

As praias do norte, em sua maioria, são as mais urbanizadas. As praias do leste são populares pelas boas ondas para o surfe e pela beleza das dunas. As praias do sul destacam-se pelo sossego e pelo clima de vila de pescador.

Igreja de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Igreja de Santo Antônio de Lisboa


Praias da Baía Sul
Da Praia de Rita Maria até a Praia do Defunto são 31 praias, com destaque para as do Ribeirão da Ilha, de Tapera e da Caieira da Barra do Sul. Mas nem todas as praias da Baía Sul são próprias para banho.

Casario do Ribeirão da Ilha, Florianópolis
Casario do Ribeirão da Ilha


Praias do Sul
Aí ficam onze praias. Algumas de difícil acesso, com a natureza totalmente preservada. Destacam-se as praias da Solidão, da Lagoinha do Leste e a de Naufragados. As mais visitadas e movimentadas são as vilas de pescadores: Campeche, Pântano do Sul, Armação e Matadeiro.

Praia da Armação, no sul da Ilha, Florianópolis
Praia da Armação, no sul da Ilha


Praias do Leste
Reúnem as condições ideais para a prática do surfe: mar bravo e ondas de até três metros. Destaque para as praias de Moçambique, da Joaquina e a Praia Mole, onde ocorrem campeonatos internacionais. 

Praia Mole, no leste da Ilha de Santa Catarina
Praia Mole, no leste da Ilha de Santa Catarina

Uma das praias mais procuradas pelos visitantes é a Barra da Lagoa. Ela fica próxima à Lagoa da Conceição. E reúne uma grande quantidade de bares e restaurantes agitados o ano inteiro.


Praias do Norte
Compreende as 13 praias entre a Ponta das Aranhas e a Praia do Pontal. É no norte da Ilha de Santa Catarina que se encontram as praias com melhor estrutura. As principais são Canasvieiras, Jurerê, Jurerê Internacional, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoinha, Brava e Santinho.

Jurerê Internacional, Florianópolis
Jurerê Internacional


Praias da Baía Norte
São ao todo dezoito praias, numa faixa onde ficam Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, dois povoados típicos açorianos e pólos de maricultura.

Praia de Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Praia de Santo Antônio de Lisboa


Praias das Lagoas
Na Lagoa da Conceição, estão localizadas sete praias. Todas elas com águas calmas e esverdeadas, transparentes e pouco profundas. E na Lagoa do Peri, há uma única praia, de águas rasas e cristalinas.


Trilhas
Florianópolis oferece mais de trinta trilhas. Elas têm duração inferior a um dia, incluindo o tempo necessário para deslocamento a partir do centro. Boa parte tem belas praias como destino.

Praia de Naufragados, em Florianópolis: acesso por trilha
Praia de Naufragados: acesso por trilha

As trilhas mais conhecidas são as de Naufragados, da Lagoinha do Leste, da Costa da Lagoa, do Saquinho e da Lagoa do Peri. É aconselhável consultar um morador ou alguém que conheça o local, antes de percorrê-las.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design