sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Museu Nacional Imigração Colonização, Joinville

O prédio que atualmente abriga o museu foi construído, em 1870, para sediar a administração da Colônia Dona Francisca, hoje Joinville. O antigo prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1939.

Museu Nacional de Imigração e Colonização, Joinville
Museu Nacional de Imigração e Colonização

O Museu Nacional de Imigração e Colonização é um dos principais museus de Santa Catarina. O acervo, composto de móveis e utensílios, revela aspectos da vida rural e urbana da antiga Colônia Dona Francisca.

O museu, criado em 1957, conta a história dos imigrantes alemães. E reúne cerca de 5.000 peças, em treze coleções. Na área externa, a Casa Enxaimel, datada de 1905, recompõe uma típica construção do início do século XX.

No acervo do museu, destaca-se o mobiliário da época, feito em carvalho europeu. Há armas, teares, máquinas de escrever e costurar. E o harmônio, pequeno órgão de 1864, foi doado pelo Príncipe de Joinville para a Catedral.

Localização: Rua Rio Branco, 229, centro de Joinville. O Museu Nacional de Imigração e Colonização fica em frente à Alameda Brüstlein.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 09h às 17h. Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h.

Veja também...
Museus do Centro de Joinville

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design