quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Museu Arqueológico do Sambaqui, Joinville

O Museu Arqueológico do Sambaqui surgiu em 1969. Após a compra da coleção de Guilhereme Tiburtius, em 1963. Ela reunia um relevante material de populações pré-coloniais. Em 1972, construiu-se e inaugurou-se a atual sede do museu antropológico de Joinville.

Museu Arqueológico do Sambaqui, Joinville
Museu Arqueológico do Sambaqui, Joinville

Este reúne cerca de 12 mil peças arqueológicas. Em sua maioria, são objetos de índios da região. Dentre eles, pontas de flechas, lanças, bastões de osso, esculturas em pedra, urnas funerárias. Grande parte das peças foi encontrada em sambaquis, na região norte de Santa Catarina.

Calcula-se que os primeiros habitantes da região de Joinville viveram em torno do ano 4.800 a.C. Indícios disso foram encontrados em mais de quarenta sítios arqueológicos – os sambaquis. E dez desses sítios arqueológicos estão localizados na área urbana de Joinville.

O Museu Arqueológico de Sambaqui mostra os hábitos dos antigos habitantes da região, o “homem sambaqui”. Objetos encontrados em escavações dão ideia de como era a alimentação, os costumes estéticos, os rituais funerários e a arte em pedra daquele povo.

Localização: Rua Dona Francisca, 600, centro de Joinville.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 09h às 17h. Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h.

Veja também...
Museus no Centro de Joinville

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design