sábado, 2 de agosto de 2014

História de Desterro a Florianópolis

Na segunda metade do século XVII, a Ilha de Santa Catarina passou a ser povoada mais intensamente. Em 1675, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou o povoado Nossa Senhora do Desterro, integrado à Vila de Laguna. 

Vista parcial da Cidade de Desterro, em 1851.
A cidade é vista a partir da Igreja do Rosário.


As Fortalezas e Os Açorianos
Em 1737, iniciou a construção das fortalezas, para a defesa do território. Na década seguinte, chegaram os açorianos. Eles incrementaram a agricultura e deram início à indústria manufatureira de algodão e linho.

Os açorianos estabeleceram-se no litoral, colonizando-o. Ali, implantaram as armações para a pesca da baleia franca. Naquela época, a Coroa Portuguesa era a responsável pelo comércio do óleo de baleia.


Desterro Torna-se Capital da Província
Em 1823, a cidade de Desterro, já desmembrada de Laguna, torna-se a capital da Província de Santa Catarina. E entra, então, em período de franco desenvolvimento. Principalmente, na construção civil e nos transportes.

Vista parcial da Cidade de Desterro, em 1846.
A antiga Igreja Matriz é vista bem à direita. 


Revolução Federalista e Mudança de Nome
Com o início da República, em 1889, a resistência das lideranças locais ao novo governo leva a um distanciamento deste. Isso resulta em perda de prestígio e em redução de recursos financeiros para a cidade de Desterro.

Desterro acabou-se tornando um dos epicentros da Revolução Federalista. E para mostrar sua soberania, o Marechal Floriano Peixoto impôs o seu nome à cidade. Assim, sob protesto geral, ela passou a se chamar Florianópolis.


Desenvolvimento no Século XX
No século XX, Florianópolis recebe muitos migrantes paulistas e gaúchos. Assim, desenvolvem-se a construção civil e os serviços públicos. E crescem os investimentos no comércio e, mais recentemente, no turismo.


Os quadros usados para ilustrar esta postagem são de Victor Meirelles. Eles foram pintados nas datas registradas nas legendas. Essas duas obras estão expostas no museu Casa de Victor Meirelles.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design