quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Adoniran Barbosa, 104 Anos de Nascimento

João Rubinato, conhecido como Adoniran Barbosa, seu nome artístico, nasceu em Valinhos, dia 06/08/1910. O cantor e compositor veio a falecer, em São Paulo, em 23/11/1982, aos 72 anos de idade, pobre e quase esquecido.

O cantor e compositor Adoniran Barbosa (João Rubinato) era filho de imigrantes italianos
O cantor e compositor Adoniran Barbosa (João
Rubinato) era filho de imigrantes italianos.

Filho de imigrantes italianos, Rubinato tinha sete irmãos. Começou a trabalhar aos 14 anos, em Santo André, para ajudar a família. Depois, em São Paulo, tentou o teatro, sem sucesso. Acabou explorando seu talento no rádio.

O primeiro casamento de Adoniran durou sete anos. O segundo durou a vida toda. Matilde o aceitava como ele era: boêmio, incerto e em constante dificuldade. Em várias ocasiões, ela sustentou financeiramente o lar.


Início no Rádio
Apesar do talento para composição, Adoniran Barbosa inicialmente lançou-se como intérprete. Na época, os compositores eram apenas um instrumento para o cantor alcançar o sucesso e a riqueza.

Adoniran Barbosa tentou a carreira teatral. Sem sucesso, explorou o talento no rádio.
Adoniran Barbosa tentou a carreira teatral.
Sem sucesso, explorou o talento no rádio.

Após ser desclassificado inúmeras vezes em programas de calouros, em 1933, ele conquistou o primeiro lugar no programa de Jorge Amaral. Na ocasião, defendia a música "Filosofia", composta por Noel Rosa.

Em 1935, compôs, em parceria com o maestro e compositor J. Aimberê, a primeira música. "Dona Boa" foi eleita a melhor marcha do Carnaval de São Paulo naquele ano. A música foi gravada por Raul Castro.

Adoniran era o nome de um amigo. O sobrenome, uma homenagem ao sambista e ídolo Luiz Barbosa.
Adoniran era o nome de um amigo.
O sobrenome, uma homenagem ao
sambista e ídolo Luiz Barbosa.


O Nome Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa era um dos personagens que João Rubinato apresentava em programas de rádio. Tamanha a sua popularidade, este personagem acabou se confundindo com o próprio autor.

O nome Adoniran foi pego emprestado de seu maior amigo e companheiro de boêmia. Já Barbosa é o sobrenome do cantor de sambas Luiz Barbosa, ídolo de João Rubinato. Daí surgiu Adoniran Barbosa.


Veja também...
Músicas de Adoniran Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design