quinta-feira, 31 de julho de 2014

Catedral Metropolitana de Florianópolis, Mercado Público, Antiga Alfândega e Palácio Cruz e Souza

O centro de Florianópolis reúne alguns prédios de interesse histórico. Ali, estão a Catedral Metropolitana, o Mercado Público, a Casa da Alfândega. O principal prédio, porém, é o Palácio Cruz e Souza, antiga sede do Governo do Estado de Santa Catarina.

Antiga Casa da Alfândega de Florianópolis
Antiga Casa da Alfândega de Florianópolis


Unindo o Útil ao Agradável...
Havia chegado a Florianópolis na véspera. Passei cinco horas procurando uma acomodação para ficar durante três dias. Pretendia ficar, a princípio, uma semana. Mas a previsão de fortes chuvas por dias a fio fez com que eu alterasse um pouco os planos.

Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis
Museu Histórico de Santa Catarina

Como o congresso do qual eu participaria só iria começar à tarde, resolvi explorar o Centro Histórico da cidade no sábado pela manhã. Assim, deixei a Pousada do Santinho, na Praia do Santinho, pouco antes das 9h. E, seguindo as placas de trânsito, dirigi até o centro de Florianópolis.


Mercado Público e Praça XV de Novembro
Estacionei o carro ao lado do Mercado Público, num grande estacionamento. Como o mercado passava por reformas, o prédio estava todo rodeado por tábuas e compensados. E as poucas bancas que estavam abertas também passavam por remodelações estruturais.

Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

Segui, então, para a Praça XV de Novembro, possivelmente, o “coração” de Florianópolis. A praça abriga uma figueira centenária e, em torno dela, ficam a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza. A antiga sede do governo abriga, hoje, o Museu Histórico de Santa Catarina.


Catedral Metropolitana e Casa de Vitor Meirelles
A Catedral Metropolitana não chama muito a atenção. O prédio é de pequeno porte. E o interior do templo não oferece maiores atrativos no que se refere à decoração. A importância se restringe à parte histórica desta construção do século XVIII, erguida onde ficava a primeira igreja da cidade.

Catedral Metropolitana de Florianópolis
Catedral Metropolitana de Florianópolis

No posto policial da Praça XV, fica o Centro de Atendimento ao Turista. Com mapas em mãos, segui para a Casa de Victor de Meirelles, a poucos metros dali. O local estava fechado, por greve dos funcionários, há mais de um mês. Segui para o Museu da UDESC, em um belo prédio um pouco à frente.


Museu da UDESC e Palácio Cruz e Souza
Na rua que passa pela lateral da Casa de Victor Meirelles, fica o Museu da UDESC. O museu abriria apenas à tarde. Porém, a guarda prontificou-se a me acompanhar numa rápida visita. Naquela ocasião, havia uma exposição fotográfica. O acervo permanente estava sendo restaurado.

Palácio Cruz e Souza ou Palácio Rosado, em Florianópolis
Palácio Cruz e Souza ou Palácio Rosado

Deixei o Museu da UDESC. Passei em frente ao teatro, atrás da Catedral. E retornei ao Palácio Cruz e Souza, que também passava por reformas. Mas o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no interior do palácio estava aberto. E a visita àquele museu foi o ponto alto da manhã.


Museu Histórico e Casa da Alfândega
O museu conta com acervos distintos nos dois pavimentos. No primeiro, uma sala registra a história do prédio e a biografia do poeta catarinense Cruz e Souza. No segundo pavimento, as antigas salas do palácio abrigam, ou melhor, conservam o seu mobiliário original.

Loja de Artesanato da Casa da Alfândega, em Florianópolis
Loja de Artesanato da Casa da Alfândega

Deixei o Museu Histórico de Santa Catarina e retornei ao Mercado Público, onde eu havia deixado o carro. Tirei umas fotos da Casa da Alfândega, ao lado. Ela abriga, hoje, uma loja de artesanato. Como não sou exatamente um entusiasta por artesanato, limitei-me a uma rápida visita.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design