sábado, 14 de junho de 2014

Henri Mancini: 20 Anos de Falecimento

O compositor estadunidense Henri Mancini nasceu em Cleveland, Ohio, em 16 de abril de 1924. O pianista faleceu há exatos 20 anos, em 14 de junho de 1994, em Beverly Hills, Los Angeles, Califórnia.

O pianista Henri Mancini ganhou quatro Oscars, um Globo de Ouro e vinte Grammy Awards.
O pianista Henri Mancini ganhou quatro Oscars,
um Globo de Ouro e vinte Grammy Awards.

Nascido Enrico Nicola Mancini, o pianista Henri Mancini destacou-se ao compor trilhas sonoras para a televisão e o cinema. Durante sua carreira, ele ganhou quatro Oscars, um Globo de Ouro e 20 Grammy Awards.


Estudos e Glenn Miller
Filho de um exímio flautista, Henri Mancini logo aprendeu a tocar flauta e piano. Em 1942, começou a estudar Arranjo e Composição na Juilliard School of Music, em NY. Mais tarde, especializou-se em Música para Cinema.


Durante a Segunda Guerra Mundial, Henri Mancini foi pianista e arranjador da Orquestra de Glenn Miller. E após a guerra, foi contratado por Tex Beneke, um dos saxofonistas da Orquestra de Glenn Miller.


Trilhas Sonoras: Cinema e TV
De 1952 a 1958, Henri Mancini trabalhou na Universal City Studios. Depois, trabalhou independentemente. Ficou conhecido pelos temas de “Bonequinha de Luxo” (1961), “Charada” (1963) e “A Pantera Cor de Rosa” (1963).

Peggy Lee entrega o Grammy de melhor álbum do ano a Henry Mancini por "Peter Gunn".
Peggy Lee entrega o Grammy de melhor álbum
do ano a Henry Mancini por "Peter Gunn".

Em 1958, iniciou a parceria de Henri Mancini com o diretor Blake Edwards. E três dos quatro Oscars ganhos por Mancini foram fruto dessa parceria. O pianista ainda compôs o tema da série “Peter Gunn”, dirigida por Edwards.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design