domingo, 20 de abril de 2014

O Mirante do Hotel Laje de Pedra e O Parque do Palácio das Hortênsias, em Canela

Ao retornar do centro de Gramado, questionei sobre algumas cascatas de Canela no Centro de Informações da cidade. Depois, dei uma passada pelo Mirante do Laje de Pedra e caminhei pelas trilhas do Parque do Palácio.

Paisagem no Parque do Palácio, em Canela
Paisagem no Parque do Palácio

Continuação de...
Atrações Menos Tradicionais do Centro de Gramado


Atrativos do Antigo Parque Floresta Encantada

Há dois anos, eu havia visitado o Parque do Teleférico e o Parque das Sequoias. No primeiro, o atrativo é um teleférico que proporciona uma bela vista da Cascata do Caracol. No segundo, as trilhas em meio às árvores.

A Ponte para o Palácio das Hortênsias, em Canela
A Ponte para o Palácio das Hortênsias

Recentemente, descobri que o Parque do Teleférico fica na área do antigo Parque Floresta Encantada. Lá ficavam a Cascata do Gato Preto e a Cascata do Matacão. E a Pedra do Arco-Íris e a Pedra do Urubu.


Mirante do Hotel Laje de Pedra

Passei no Centro de Informações e ninguém ali havia ouvido falar dessas cascatas e das pedras. Pensei nas agências de turismo de aventura. Talvez elas soubessem. A JM estava fechada. Decidi passar na Atitude, mais tarde.

Vale do Quilombo, em Canela, Visto do Mirante do Hotel Laje de Pedra
Vale do Quilombo Visto do Mirante

Antes, segui para o Hotel Laje de Pedra. O mirante proporciona uma vista do Vale do Quilombo. Pode-se contemplar o vale também do Belvedere de Gramado. No Mirante do Laje de Pedra, a vista é encoberta pela vegetação.

Hotel Laje de Pedra, em Canela
Hotel Laje de Pedra, em Canela


Parque do Palácio

Deixei o mirante e passei pelo Parque do Palácio. Este parque fica junto ao Palácio das Hortênsias, residência do governador do RS. O Parque do Palácio fica no início da rua que leva ao Hotel Laje de Pedra.

Por do Sol no Parque do Palácio, em Canela
Por do Sol no Parque do Palácio

O porteiro do parque comentou que a Prefeitura de está reestruturando-o. O local está sendo adaptado para melhor atender ao público de terceira idade. O que atrai, no momento, são suas trilhas.

Chuva no Lago do Parque do Palácio, em Canela
Chuva no Lago do Parque do Palácio

Caminhei até o lago, que estabelece o limite entre o parque e o palácio. Ao chegar ali, começou uma fina chuva. Assim, acabei reduzindo meu tempo de permanência e retornei à portaria por uma trilha alternativa.


Parque das Sequoias

A chuva logo cessou. Assim, segui para o Parque das Sequoias. Eu havia lido que lá ficam a Cascata do Marmeleiro e a Cascatinha dos Mentz. Dois anos antes, eu havia ido ao parque, mas ignorava a existência das cascatas.

Vale do Quilombo, em Canela
Vale do Quilombo, em Canela

Falei rapidamente com a caseira e fiquei de retornar na manhã seguinte. Não havia me preparado para fazer trilha: estava de chinelos! Passei no local só para me informar. Ela disse que as cascatas realmente existem.


Alpen Park

Do Parque das Sequoias, segui para o Alpen Park. Nele, fica a Atitude, agência de turismo de aventura de Canela. A minha ideia era questionar sobre as cascatas e as pedras do antigo Parque Floresta Encantada.

Ponte do Parque do Palácio, em Canela
Ponte, Parque do Palácio, Canela

Quem me atendeu foi um instrutor de Bariloche, na Argentina. Ele desconhecia os locais. Orientou que procurasse os donos da agência, na manhã seguinte. Na saída, o porteiro passou também um contato na prefeitura...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design