sexta-feira, 18 de abril de 2014

Hospedaria Varsóvia e Cascata Waslawick: Única Cascata Não Poluída de Gramado.

Da Cascata dos Narcisos, segui para a Cascata Waslawick. Esta cascata fica junto à Hospedaria Varsóvia, bem na divisa de Gramado e Nova Petrópolis. Sua pequena queda possui água propícia ao banho.

A Pequena Cascata Waslawick, em Gramado
A Pequena Cascata Waslawick, em Gramado


Como Chegar à Cascata Waslawick?

A única referência que eu possuía sobre e Cascata Waslawick é que ela fica junto à RS-235, na direção de Nova Petrópolis. Parei em um hotel na saída de Gramado. Ali um senhor disse que ela ficava pouco antes do pedágio.

Igreja da Confissão Luterana Próxima à Hospedaria Varsóvia, em Gramado (RS)
Igreja da Confissão Luterana Próxima à
Hospedaria Varsóvia, em Gramado (RS).

Acabei chegando ao pedágio sem ver qualquer acesso. Então, estacionei o carro ali e pedi informações. E recebi a referência de que o acesso era junto a uma igreja, 1 km após o pedágio. Segui naquela direção.

A Igreja da Confissão Luterana fica, na verdade, uns 4 km após o pedágio. Ao lado, fica o Grêmio Recreativo Araripe. Entre os dois, uma viela segue até a Hospedaria Varsóvia, poucos metros adiante.

Grêmio Recreativo Araripe: Junto a ele fica  o acesso para a Hospedaria Varsóvia, em Gramado (RS)
Grêmio Recreativo Araripe: Junto a ele fica
o acesso para a Hospedaria Varsóvia. 

Parei no armazém, do outro lado da igreja, para comprar água mineral. E segui até a hospedaria. Esta construção polonesa, de 1908, é um dos atrativos arquitetônicos menos divulgados da cidade de Gramado.


A Hospedaria Varsóvia

O belo prédio logo chama a atenção. Bem conservado, serve hoje como hospedaria. Em um local bucólico, atrai religiosos para retiros espirituais. O público é pequeno. Mas cuidadoso. E isso ajuda na preservação do local.

Hospedaria Varsóvia, o Antigo Hotel Waslawick, em Gramado (RS)
Hospedaria Varsóvia, o Antigo Hotel Waslawick

Conversei com o senhor Anselmo, proprietário da Hospedaria Varsóvia. E relatei o fato de poucas pessoas saberem da existência do local. Além disso, as informações recebidas eram pouco claras.

Interior da Hospedaria Varsóvia, Gramado
Interior da Hospedaria Varsóvia, Gramado

O senhor Anselmo disse que a Prefeitura de Gramado planejava tombar a Cascata Waslawick. Ele e a esposa, no entanto, recusaram-se. A partir daí, o local parou de ser divulgado. Hoje, está quase esquecido...


A Cascata Waslawick

Contornei o prédio da hospedaria para ir à Cascata Waslawick. A pequena queda d’água fica a uns 150 metros do prédio. Limpa e bem conservada, é talvez a única cascata de Gramado com possibilidade de banho.

Cascata Waslawick, em Gramado
Cascata Waslawick, em Gramado

O senhor Anselmo comentou que, no verão, é comum as pessoas virem até ali para fazer churrasco e se banhar. Ele e a esposa exigem que tudo seja limpo: preferem os turistas religiosos que se hospedam e são cuidadosos.


Enfim, a hospedaria e a Cascata Waslawick são atrativos que fogem do padrão de Gramado. A cidade possui muitas atrações pagas com um ar um tanto falso. Bonecos coloridos e neon para atrair turistas desavisados...


Por ironia, uma das únicas atrações não pagas de Gramado me gerou custos. Para conhecer a hospedaria e a Cascata Waslawick acabei tendo de pagar o pedágio. Na ida e na volta, alguns minutos depois...

O relato segue com...
Atrações Menos Tradicionais do Centro de Gramado

1 comentários:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Este hotel e cascata encontram-se a venda. Acredito que o local tenha fechado.
O prédio não está assim tão bem conservado - foi descaracterizado com a construção do pavimento superior. Mesmo assim era um espaço icônico de Gramado, merecia mais atenção.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design