quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cascata Véu de Noiva e Cascata dos Narcisos, em Gramado

Ao chegar a Gramado, em 24/02/14, procurei o Centro de Informações. A ideia era conhecer pontos pouco divulgados desta cidade turística. No caso, suas três cascatas: Véu de Noiva, Narcisos e Waslawick.

Vista Lateral da Cascata dos Narcisos, em Gramado
Vista Lateral da Cascata dos Narcisos


Como Chegar às Cascatas de Gramado?

Eu sabia apenas a via de acesso para chegar a essas três cascatas. Sabia que para chegar à Cascata Véu de Noiva e à Cascata dos Narcisos seria necessário pegar a Rua Dom Pedro I. Já o acesso à Cascata Waslawick era pela RS-235, já quase em Nova Petrópolis.

Placa, na Avenida das Hortênsias, em Gramado, Indica as Cascatas Véu de Noiva e dos Narcisos
Placa, na Avenida das Hortênsias, Indica as
Cascatas Véu de Noiva e dos Narcisos

Munido destes dados, procurei o Centro de Informações, na Praça Major Nicoletti. A menina não conhecia nenhuma das três cascatas. Procuramos pela Rua Dom Pedro I, no Google Maps. Não encontramos nenhum resultado.

Alto da Queda da Cascata Véu de Noiva, em Gramado
Alto da Queda da Cascata Véu de Noiva

Perguntei à menina se a Prefeitura estava aberta e se havia um setor de obras. Ela disse que o setor de obras ficava em outro local. Resolvi passar no Corpo de Bombeiros. Este fica no fim da Avenida Borges de Medeiros.

Rua Nelson Dinnebier, em Gramado. Antiga Rua Dom Pedro I
Rua Nelson Dinnebier: Antiga Rua Dom Pedro I

No Corpo de Bombeiros, fui informado que a Rua Dom Pedro I teve o nome mudado para Prefeito Nelson Dinnebier. Quanto à RS-235, ela possui 40 km. E assim, sem uma referência mais precisa, seria impossível localizar...

Cascata dos Narcisos: Atrativo Natural de Gramado
Cascata dos Narcisos: Atrativo Natural de Gramado


A Cascata Véu de Noiva

Para chegar às duas primeiras cascatas, eu deveria retornar pela Avenida Borges de Medeiros. Chegando à rótula em frente ao Centro de Informações, deveria pegar à direita. Quer dizer, eu retornei ao ponto de partida...

Rotatória Onde Fica o Acesso à Pequena Trilha para a Cascata Véu de Noiva, em Gramado
Rotatória Onde Fica o Acesso à Pequena
Trilha para a Cascata Véu de Noiva

Início da Trilha para a Cascata Véu de Noiva, em Gramado
Início da Trilha para a Cascata Véu de Noiva

A Rua Prefeito Nelson Dinnebier é a segunda após a Avenida Borges de Medeiros. A rua fica no sentido da cidade de Nova Petrópolis. Um pouco antes do acesso para a Igreja Luterana de Gramado. Porém, à direita.


Após percorrer uns 500 ou 600 metros pela Rua Prefeito Nelson Dinnebier você irá chegar à Cascata Véu de Noiva. Ela fica à sua esquerda, junto a um retorno. Para ir até a cascata, você deverá caminhar uns 50 metros. 

Cabeceira da Cascata Véu de Noiva, em Meio à Mata, na Cidade de Gramado
Cabeceira da Cascata Véu de Noiva, em
Meio à Mata, na Cidade de Gramado

A pequena trilha está parcialmente aberta. E a Cascata Véu de Noiva, parcialmente encoberta pela vegetação. Sua água está poluída e junto às pedras você perceberá o acúmulo de lixo e resíduos.



A Cascata dos Narcisos

Cerca de 700 metros adiante fica o acesso à Cascata dos Narcisos. Junto ao acesso a um refúgio. No local, também há um placa indicando a Linha Ávila. Neste ponto, a rua transforma-se em uma estrada estreita.

Estrada à Esquerda Leva para Linha Ávila, em Gramado
Estrada à Esquerda Leva para Linha Ávila.

A trilha até a cascata é mais longa e fechada. E cruzei algumas teias de aranha até chegar à Cascata dos Narcisos. Logo na entrada, vi um capacete de motoqueiro. E mais perto da cascata, havia roupas atiradas.

Linha Ávila, em Gramado, fica em Frente. O acesso à trilha até a Cascata dos Narcisos fica à direita
Linha Ávila, em Frente. O acesso à trilha
até a Cascata dos Narcisos fica à direita.
 

A quantidade de lixo e o mau cheiro eram maiores que na Cascata Véu de Noiva. A minha ideia era descer por uma escada de pedra até o leito do rio. Desisti diante do ambiente meio sinistro do local.

Cascata dos Narcisos: bela, mas poluída. (Gramado, RS)
Cascata dos Narcisos: bela, mas
poluída. (Gramado, RS)

Retornei pelos 150 ou 200 metros de trilha. Desta vez, cuidando um pouco mais as eventuais teias de aranha. Não me deparei com mais nenhuma. Talvez por já as ter cruzado todas durante a ida até Cascata dos Narcisos.


O relato segue com...
Hospedaria Varsóvia e Cascata Waslawick

1 comentários:

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Muito interessante. Estou há algum tempo querendo visitar estes locais, ciente do péssimo estado em que se encontram. É lamentável o descaso de Gramado com seu potencial turístico ambiental.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design