terça-feira, 22 de abril de 2014

Anta e Macacos no Gramado Zoo: Micos de Cheiro, Bugios e Macacos de Cara Vermelha

Se na primeira parte do Gramado Zoo os destaques eram as aves, no segundo isso fica a cargo dos macacos. Há os micos de cheiro, os bugios e os macacos de cara vermelha. Mas o primeiro animal avistado é a anta.

Mico de Cheiro Comendo, no Gramado Zoo
Mico de Cheiro Comendo, no Gramado Zoo

Continuação de...
Araras e Tucanos no Gramado Zoo

Ao deixar a área das aves, cruzei a cerca e adentrei na área onde se concentram os macacos. Mas os primeiros animais que avistei ali foram as emas, à direita, e uma anta, à esquerda, do outro lado do cercado.

Anta Esperando Comida no Zoológico
Anta Esperando Comida no Zoológico

Na verdade, antes da anta, havia um pequeno viveiro com micos de cheiro. Junto a eles havia um rato, provavelmente, intruso. Mas que parecia viver em harmonia. Já os micos, creio que tenham esse nome devido ao mau cheiro. É forte e característico...

Lagarto Pegando Sol no Gramado Zoo
Lagarto Pegando Sol no Gramado Zoo

Mais adiante, uma enorme gaiola com várias araras. Uma delas, pendurada na tela, parecia estar fazendo Pilates. Mas o que mais chamava a atenção eram duas araras velhas isoladas das demais, que convivem em grupo.

Arara Velha e Isolada, Gramado Zoo
Arara Velha e Isolada, Gramado Zoo

Do outro lado da passarela, a gaiola dos bugios. Nela, havia dois machos (pretos) e umas cinco ou seis fêmeas. As fêmeas pareciam mais ativas, enquanto os machos pouco se mexiam. Pareciam estar na maior soneira...

Bugio Macho (Preto), no Gramado Zoo
Bugio Macho (Preto), no Gramado Zoo

O que mais chamou a atenção na gaiola dos bugios foi o filhote. Ele grudava-se nas costas das fêmeas, mas elas o repudiavam. Afastavam-no com as mãos. Pelo que entendi, estavam tentando desmamar o filhote.

Fêmeas de Bugio no Gramado Zoo
Fêmeas de Bugio no Gramado Zoo

Mais adiante havia a gaiola da onça-pintada. Depois, a do lobo guará. Nenhuma das pessoas com as quais conversei conseguiu ver as onças. Uma delas, porém, relatou ter visto o dorso avermelhado de um lobo guará.

Fechando esta segunda fase, a cena mais bizarra. E ela não poderia deixar de ser na gaiola dos macacos. No caso, na gaiola dos macacos-aranha da cara vermelha. Esta espécie é, sem dúvida, a mais agitada do zoo.

Macaco Aranha da Cara Vermelha
Macaco Aranha da Cara Vermelha

Após passar em frente à gaiola, percebi que um macaco se jogou contra a tela. Ele sacudia-se agitado. Retornei para ver o que acontecia e o macaco soltou dois bruta peidos. Abandonei o macaco peidorreiro e segui para a outra área do zoo...

O relato segue com...
Puma e Pelicano no Gramado Zoo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design