sexta-feira, 28 de março de 2014

Zizi Possi - Mini Biografia

Maria Izildinha Possi, a Zizi Possi, nasceu em São Paulo, em 28/03/1956. Zizi Possi é neta e bisneta de imigrantes italianos. E estudou piano e canto dos cinco até os dezessete anos.

Zizi Possi estudou piano e canto por doze anos. Depois, composição e regência por dois anos.
Zizi Possi estudou piano e canto por doze anos.
Depois, composição e regência por dois anos.

Em 1973, mudou-se para a Salvador com o irmão. Lá estudou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, considerada a melhor da América Latina. Lá, estudou composição e regência durante dois anos.

Em Salvador, Zizi Possi também foi professora de música em um projeto de reestruturação social e arquitetônica do Pelourinho. Porém, quando o irmão partiu para Nova York, Zizi seguiu para o Rio de Janeiro.


Década de 1970

1978 - "Flor do Mal"
Em 1977, Roberto Menescal, diretor da Philips, assistiu Zizi Possi pela primeira vez. No ano seguinte, a cantora assinou contrato com a gravadora e gravou o primeiro LP, "Flor do Mal".

Zizi Possi - "Flor do Mal" (1978)
Zizi Possi - "Flor do Mal" (1978)

Destaques de "Flor do Mal":
# "Irmão Sol, Irmã Lua" (Aécio Flávio, Léo Vitor) - fez parte do álbum “Xuxa e Seus Amigos” (1985).
# "Magia" (Livi e Roberto Menescal) - trilha sonora da novela "Roda de Fogo", da TV Tupi.
# "Vida Noturna" (Aldir Blanc e João Bosco) - trilha sonora da novela "Salário Mínimo", da TV Tupi.


1979 - "Pedaço de Mim"
O primeiro sucesso de Zizi foi "Pedaço de Mim", de Chico Buarque. A música foi cantada, em dueto, com Chico, no disco Chico Buarque, de 1978. E deu nome ao segundo disco de Zizi Possi, lançado em 1979.

Zizi Possi - "Pedaço de Mim" (1979)
Zizi Possi - "Pedaço de Mim" (1979)

Destaques de "Pedaço de Mim":
"Luz e Mistério" (Beto Guedes e Caetano Veloso)
"Morena dos Olhos d'água" (Chico Buarque)
"Nunca" (Lupicínio Rodrigues) - trilha sonora de "Olhai Os Lírios do Campo", da Rede Globo (1980). A música também fez parte da trilha sonora da minissérie "JK", da Rede Globo (2006).

Em 1979, Zizi Possi participou da trilha sonora da peça "Ópera do Malandro". Tanto a peça teatral como a trilha sonora são de autoria de Chico Buarque. Zizi Possi interpretou a canção "Teresinha".


Outro destaque do ano de 1979, foi a gravação da música "A Força" (Ivan Lins e Vitor Martins). "A Força" fez parte da trilha sonora da novela "O Todo Poderoso", da TV Bandeirantes.

Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design