domingo, 5 de janeiro de 2014

Visita à Mina de Carvão, Criciúma

Deixei o Morro da TV, em Criciúma, e segui para a Mina de Visitação. É a oportunidade de ter uma ideia de como era o trabalho dos mineradores de carvão. A visita guiada dura cerca de 30 minutos e percorre uma pequena parte da antiga mina de carvão.

Antigas Vestimentas de Minerador na Mina Octávio Fontana, Criciúma
Antigas Vestimentas de Minerador
na Mina Octávio Fontana, Criciúma

Continuação de...
Centro de Criciúma e Morro da TV


A visita à Mina Octávio Fontana foi a atividade mais interessante que fiz em Criciúma. É um programa que vale à pena fazer se você estiver pela região. Até mesmo porque apenas outras três minas de carvão no mundo permitem a visitação...

Trem Usado na Visitação da Mina de Carvão
Trem Usado na Visitação da Mina de Carvão

Cheguei à Mina de Visitação por volta das 11h15. A última visita da manhã começaria às 11h30. Portanto, havia tempo suficiente. Porém, só cabem 12 pessoas no trem que percorre a mina. Assim, acabei fazendo a visita toda a pé. E isto foi até melhor...

Por estar a pé, pude conversar mais com o guia, o Ricardo. Talvez isso tenha ajudado a absorver mais informações. Logo na entrada, comentei que o teto era bem baixo. E ele disse que na época em que a mina estava em atividade a altura era de 1,20 m.

O Guia Ricardo na Mina de Visitação, Criciúma
O Guia Ricardo na Mina de Visitação, Criciúma

A mina esteve ativa durante cerca de quarenta anos, do início da década de 1950 até a metade da década de 1990. Depois de fechada, algumas rochas desabaram. Assim, o teto ficou um pouco mais alto do que era durante o período de atividade.

O carvão vegetal deriva da fossilização de árvores, num processo de milhões de anos. O carvão possui cor preta intensa. Já a rocha oxidada e sem valor comercial fica com a cor dourada. O carvão é separado da rocha oxidada por decantação em água.

Carvão e Rocha Oxidada, na Mina de Visitação, em Criciúma
Carvão e Rocha Oxidada, na
Mina de Visitação, em Criciúma

Mesmo hoje, a iluminação de minas é parcial. Não é possível haver energia elétrica nos locais de extração do carvão. Nestes locais, a concentração de metano é muito alta. E o metano é um gás altamente explosivo. E com isso, qualquer faísca pode provocar um acidente.

O Ricardo chamou a atenção para as roupas usadas na década de 1950. Na época, os mineradores usavam apenas bermuda, botas e capacete. E trabalhavam sem camisa. Hoje, os mineradores usam macacão, luvas, protetor auricular e máscara.

Carvão e Rocha Oxidada, na Mina de Visitação, em Criciúma
Roupas Atuais de Um Minerador

Após a visita, continuei conversando com Ricardo. Ele citou os três principais problemas de saúde dos mineradores. São eles os distúrbios auditivos, as dorsalgias e as pneumoconioses. Estas últimas são as doenças pulmonares relacionadas à exposição crônica a sustâncias lesivas...

Santa Protetora de Mineradores na Mina de Visitação
Santa Protetora de Mineradores na Mina de Visitação

O relato segue com...
Igreja Matriz e Plataforma de Içara


Despesas
Visita à Mina de Carvão = R$ 4,00 (desconto para estudante)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design