sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parque Ecológico Estadual da Guarita, Torres

Área de preservação ambiental criada em 1971. O parque abriga falésias e morros, como a Torre do Sul, o Morro da Guarita e a Torre do Meio ou Morro das Furnas. O parque também abriga a única praia gaúcha com formações rochosas. As rochas basálticas formaram-se do mesmo derramamento de lava que originou os paredões da Serra Geral.

Lago e Morro da Guarita em Torres
Lago e Morro da Guarita em Torres

A Torre Sul é o limite entre o parque e a Praia de Itapeva. A Torre Norte é o Morro do Farol. E o Morro do Meio ou das Furnas marca o limite com a Praia da Cal. Entre os dois morros, na areia, fica um grande rochedo. No primeiro morro, existe uma escadaria até o topo. No segundo, pode-se subir por trilha ou por escada, junto à praia. Outra escada permite descer até as furnas.

Morro das Furnas, em Torres
Morro das Furnas, em Torres

O Parque Ecológico Estadual da Guarita possui um grande gramado e lago artificial. Há um anfiteatro ao ar livre e um restaurante feito com pedras da Torre Sul. Seu telhado é feito com palha Santa Fé. Há, por fim, o pórtico com informações turísticas. O parque foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e por José Lutzemberger. E é palco de diversos eventos culturais.

Praia da Cal e Morro do Farol, em Torres
Praia da Cal e Morro do Farol, em Torres

Localização: ao sul do Morro do Farol, em Torres. Acesso pela Rua Caxias do Sul.

Veja também...
Morro das Furnas e Praia da Guarita

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design