segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Morro da Igreja e Pedra Furada, Urubici

O Morro da Igreja é famoso por ter registrado a temperatura mais baixa do Brasil, em 1996 (-17,8oC). Isto transformou o Morro da Igreja em ponto turístico. Outro atrativo é a Pedra Furada, uma curiosa formação rochosa.

Pedra Furada: Uma Curiosa Formação Rochosa Vista do Alto do Morro da Igreja, em Urubici
Pedra Furada: Uma Curiosa Formação Rochosa
Vista do Alto do Morro da Igreja, em Urubici

Continuação de...
Descendo a Serra do Corvo Branco, Urubici


O primeiro lugar que estive, logo após chegar a Urubici, foi a Serra do Corvo Branco. No caminho até a serra, passa-se pelo acesso ao Morro da Igreja. Este foi exatamente o meu destino ao deixar a Serra do Corvo Branco.

O acesso até o Morro da Igreja é tranquilo, todo asfaltado. Você estaciona o carro ou a moto no topo do morro, próximo aos portões da área militar. Ali, ficam os radares que monitoram o tráfego aéreo da região sul do Brasil.


No topo do Morro da Igreja, observam-se extremos de temperatura. Lá em cima, ou é muito frio ou é muito quente. Estive no Morro da Igreja no dia 31/07/13, ou seja, em pleno inverno. Ao meio-dia, a temperatura lá em cima era de uns 30º.

Preferi o horário do meio-dia, para evitar o frio. Isso não quer dizer, porém, que neste horário, não se pega frio. Mas no geral, a temperatura é mais alta e a visibilidade mais ampla do que de manhã cedo. É enfim, um melhor horário para ir ao local.

Área Militar da Aeronáutica, no Morro da Igreja, em Urubici
Área Militar da Aeronáutica, no
Morro da Igreja, em Urubici

Independente de pegar frio ou calor, o sol bate direto lá em cima, nesse horário. É um cuidado que se precisa ter se for ficar mais tempo. Outro cuidado é com o vento, que no Morro da Igreja é bem forte. Mas no fim de tarde, deve ser bem pior...

Como não é permitido o acesso à área da Aeronáutica, o principal atrativo do Morro da Igreja é a vista. E nela, destaca-se a Pedra Furada, um dos principais cartões postais de Urubici. A Pedra Furada pode ser acessada também por trilha.



O relato segue com...
Cascata Véu de Noiva e Caverna Rio dos Bugres, Urubici

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design