sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Mirante da Serra do Rio do Rastro e A Usina de Energia Eólica, em Bom Jardim da Serra

Da Cascata do Pirata, em São Joaquim, segui a Bom Jardim da Serra. Cruzei o centro da cidade e segui para a Serra do Rio do Rastro. No caminho, passei pela Cascata da Barrinha, pelo Mirante e pela Usina de Energia Eólica.

Quatis no Mirante, com a Serra do Rio do Rastro ao Fundo - Bom Jardim da Serra
Quatis no Mirante, com a Serra do Rio do
Rastro ao Fundo - Bom Jardim da Serra

Continuação de....
Como Chegar à Cascata do Pirata?

O centro de Bom Jardim da Serra é, praticamente, desprovido de atrações. Do ponto de vista turístico, é dispensável. Passei por ali, a caminho do centro de informações. Chamou a atenção a igreja em forma de pirâmide.


Centro de Informações
Como resolvi segui as placas, eu acabei entrando na cidade. Mas para chegar ao centro de informações isso não é necessário. Ele fica junto à estrada que leva para a Serra do Rio do Rastro. O local não oferece, porém, mapas e panfletos úteis.

Pórtico de Bom Jardim da Serra
Pórtico de Bom Jardim da Serra

De qualquer forma, no centro de informações, descobri que a hospedagem na cidade é cara. Ao menos, mais cara do que estava disposto a gastar. Hotéis e pousadas custam, a partir de R$ 120,00. Talvez conseguisse algum por R$ 90,00.

Cascata da Barrinha, Bom Jardim da Serra
Cascata da Barrinha, Bom Jardim da Serra


Cascata da Barrinha
Assim, segui em direção à Cascata da Barrinha. O acesso à cascata fica poucos metros após o pórtico de Bom Jardim da Serra. Ao deixar a cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro, ficará à sua esquerda. Portanto, será necessário cruzar a pista.


A Cascata da Barrinha é um dos atrativos naturais de Bom Jardim da Serra. E fica bem próximo à estrada. Trata-se de um paredão com várias pequenas quedas d’água. Elas deságuam em um poço. É um belo local. Vale à pena dar uma conferida!


Mirante da Serra do Rio do Rastro
O maior atrativo de Bom Jardim da Serra é o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Eis a curiosidade: o mirante fica em Bom Jardim da Serra. A Serra do Rio do Rastro, porém, pertence ao município de Lauro Müller.


De qualquer forma, é de Bom Jardim da Serra que se tem a vista clássica da sinuosa e famosa estrada. A estrada da Serra do Rio do Rastro serpenteia pela serra, formando uma longa sequência de curvas em cotovelo, à beira de um cânion.

Quatis no Mirante da Serra do Rio do Rastro
Quatis no Mirante da Serra do Rio do Rastro

A estrada da Serra do Rio do Rastro é uma das mais belas do país. Destaca-se mesmo em âmbito internacional. O local é o principal cartão postal da Serra Catarinense. Um ponto turístico imperdível. E o melhor: gratuito.



Usina de Energia Eólica
Ao deixar o mirante, eu segui para a Usina de Energia Eólica. A usina fica no topo da Serra do Rio do Rastro. Há um acesso até lá, por estrada de terra, à direita, antes do início da descida. É possível ver os enormes "cataventos" à distância.


O relato segue com...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design