sábado, 21 de dezembro de 2013

Jump do Van Halen: 30 Anos de Lançamento

Jump” é uma música do grupo de rock estadunidense Van Halen. Ela faz parte do álbum “1984” e foi lançada como single em 21/12/1983. “Jump” foi o único single do Van Halen a chegar ao primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Capa do Single "Jump", do Van Halen
Capa do Single "Jump", do Van Halen

A música foi composta, principalmente, por Eddie Van Halen. David Lee Roth fez a letra de “Jump”. A gravação ocorreu no novo estúdio de Eddie. “Jump” pode ter sido inspirada em “Kiss on My List” de Hall & Oats.


"Jump": A Junção dos Teclados com O Metal

Apesar do solo de guitarra, Jump diferencia-se do repertório prévio do Van Halen. A música caracteriza-se pelo intenso uso de sintetizadores. Mas para Eddie Van Halen, o solo de “Jump” é o preferido dentre as músicas do grupo.


De uma maneira geral, o álbum “1984” revolucionou, principalmente, pelo som. Em uma época em que o new wave era o gênero pop dominante, o Van Halen fez algo impensável: juntou teclados e metal. 

Essa mudança de estilo acabou provocando a saída do vocalista David Lee Roth. Ele defendia que o Van Halen mantivesse as características originais. Ted Templeman, produtor do Van Halen, também deixou o grupo.

Videoclipe de "Jump": David Lee Roth e Eddie Van Halen
Videoclipe de "Jump": David e Eddie


Van Halen Torna-se Um Grupo Pop

Justamente pela combinação de sintetizadores com metal, “Jump” é a música mais popular do Van Halen. "Jump" é instantaneamente reconhecida, logo nos primeiros acordes. E mudou o estilo do grupo de hard rock para pop.

A aproximação do Van Halen com o pop ocorreu, porém, um pouco antes. Em 1983, Eddie Van Halen, líder musical do grupo, foi convidado para tocar guitarra em “Beat It”, um grande sucesso do astro pop Michael Jackson.

Eddie Van Halen e Michael Jackson, em "Beat It"
Eddie Van Halen e Michael Jackson, em "Beat It"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design