domingo, 1 de dezembro de 2013

Descendo a Serra Corvo Branco, Urubici

A cidade de Urubici, na Serra Catarinense, reúne várias atrações naturais. Poucas são ou poderiam ser consideradas imperdíveis. A Serra do Corvo Branco é uma destas. E a estrada que a recorta é uma impressionante obra da engenharia humana.

A Bela Paisagem na Serra do Corvo Branco, em Urubici
A Bela Paisagem na Serra do Corvo Branco

Deixei Rio Rufino, por volta das 8h45. Desta vez, creio que definitivamente. A cidade, por alguma razão que eu não estendo bem, parecia me prender de alguma forma. A princípio, havia descartado Rio Rufino do roteiro. E acabei passando três noites lá.


Cheguei a Urubici cerca de uma hora depois. Optei pelo trajeto de asfalto, que tem o dobro da distância. Assim, ao invés de ir direto de Rio Rufino para Urubici, passei por Bom Retiro. No fim das contas, levaria o mesmo tempo caso seguisse pela estrada de terra...

No Centro de Informações, recebi alguns mapas. E fui orientado sobre um roteiro que contemplaria as principais atrações. Eu teria tempo para fazer todos as nove atrações que havia selecionado para Urubici se seguisse uma sequência reunindo-as pela proximidade.


A primeira, seria a Serra do Corvo Branco. Outras quatro atrações ficavam na mesma direção: Morro da Igreja, Pedra Furada, Gruta e Cascata Véu de Noiva. No entanto, a Serra do Corvo Branco reunia características especiais. Por isso, acabou encabeçando a lista.

A Serra do Corvo Branco era a atração mais distante que precisaria ser acessada por estrada de terra. Boa parte do trajeto é asfaltado. Mas os últimos quilômetros são de chão batido. E uns 75% da estrada na própria Serra do Corvo Branco também.


Comecei esta postagem dizendo que a estrada da Serra do Corvo Branco é uma obra impressionante de engenharia humana. Exigiu um corte de 90 m de rocha basáltica. O maior corte rodoviário trincheiro do Brasil. Por muitos anos, esta foi uma das estradas mais sinistras do país.

Como a estrada é estreita, íngreme e repleta de curvas, toda atenção é necessária. O fato de a maior parte do trajeto ser em estrada de terra é um complicador a mais. Ao menos, são apenas 4 km. E aproveite os refúgios para curtir a paisagem...

Descendo pela Estrada da Serra do Corvo Branco, em Urubici
Descendo pela Estrada da Serra do Corvo Branco

O relato segue com...
Morro da Igreja e Pedra Furada, Urubici


Despesas
Gasolina em Rio Rufino = R$ 50,00
Fanta = R$ 5,00
Total = 55,00

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design