domingo, 8 de dezembro de 2013

8 de Dezembro - Grandes Invenções dos Séculos XIX e XX

Navio a Vapor
Em 08/12/1866, é lançado nos EUA o “Império Celestial”, o primeiro navio a vapor transpacífico. Com capacidade para 1.300 passageiros, o navio a vapor foi construído, em menos de um ano, por William H. Webb, de Nova York.

"Império Celestial", O Navio a Vapor
"Império Celestial", O Navio a Vapor

O “Império Celestial”, com casco de madeira e três mastros, foi construído para a Companhia de Correio do Pacífico. Em 01/07/1867, o navio a vapor partiu do porto do Panamá, chegando a San Francisco em 20/09/1867.

Mais tarde, o navio a vapor “Império Celestial” passou a ser chamado de “China”. O “China” foi vendido, em 1883, para Henry Villard. Em 1884, tornou-se navio receptor para pacientes com varíola. E foi demolido em 1886.

Viagem do "Império Celestial"
Viagem do "Império Celestial"


Cabo Coaxial
Em 08/12/1931, foi emitida, a primeira patente para cabo coaxial, descrito como "sistema de condução concêntrico". A aplicação inicial foi a televisão, para o qual é necessária diferentes frequências de transmissão.

Os inventores foram Lloyd Espenschied, de Kew Gardens, Nova York e Herman A. Affel, de Ridgewood, Nova Jersey. A patente foi atribuída à Companhia de Telefonia e Telégrafo da cidade de Nova York.

Cabo Coaxial: Usado em Televisão
Cabo Coaxial: Usado em Televisão

Considerando as exigências de canais individuais, a telegrafia requer algumas centenas de ciclos. A telefonia, alguns milhares. A televisão requer centenas de milhares de ciclos para garantir uma imagem com razoável definição.


Discurso “Átomos para a Paz”
Em 08/12/1953, o presidente estadunidense Dwight Eisenhower proferiu o discurso "Átomos para a Paz", perante a Assembléia Geral das Nações Unidas. Ele propôs a criação da Agência Internacional de Energia Atômica.

Usina de Energia Atômica
Usina de Energia Atômica

A intenção era para usar a energia atômica em atividades pacíficas, como a medicina e a agricultura. E com o propósito de fornecer abundante energia elétrica. Em 1954, o Congresso dos EUA aprovou a Lei de Energia Atômica.


GPS
Em 08/12/1993, o Secretário de Defesa dos EUA declarou que o GPS (Sistema de Posicionamento Global), com precisão de 100 metros, tinha 24 satélites operando em suas órbitas. O sistema estava disponível para usuários civis.

Satélite Usado no Sistema de Posicionamento Global
Satélite Usado no Sistema de Posicionamento Global

Após testes militares bem-sucedidos, em 27/04/1995, o Comando Espacial da Força Aérea dos EUA declarou que os satélites estavam em plena capacidade operacional. E a precisão do GPS, no momento, era de, ao menos, 22 metros.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design